Muitas pessoas não conhecem essa forma de adquirir bens, mas participar de leilões é uma ótima forma de conseguir bens, por um preço mais acessível.
Existem muitas coisas que você pode conseguir comprar em leilões. Você pode encontrar leilões de imóveis, carros, equipamentos eletrônicos, computadores, celulares, notebooks e qualquer outra coisa que você consiga imaginar.
Os preços dos bens em leilões são muito acessíveis, principalmente quando comparados à venda comum. Um imóvel de leilão, por exemplo, pode ser comprado por 60% do seu valor, ou até menos, se for o segundo leilão de um imóvel.
Até mesmo empresas podem ser adquiridas por meio de leilões e é geralmente nesse tipo de situação que muitos se perguntam se é possível fazer um arremate em conjunto com outras pessoas.
Embora os preços de leilões possam ser acessíveis, em comparação ao seu preço normal, existem alguns bens, como empresas e imóveis de grande porte, como prédios e propriedades de luxo, que podem fugir da realidade de alguns, para dar um lance dentro das suas condições.
Mas será que existe uma forma de dar lances em conjunto com outras pessoas em leilões? Para te ajudar a responder essas e outras questões sobre leilões, desenvolvemos esse artigo que vai abordar alguns detalhes pertinentes a leilões.
Quais são as vantagens de comprar em leilões?
Antes de saber se é possível fazer um arremate em conjunto com outras pessoas, veja algumas vantagens que você pode obter por comprar em leilões.
Economia
A economia de recursos é com certeza a principal vantagem de comprar em leilões. Essa vantagem atrai a maioria das pessoas que compram em leilões.
Comprar em leilões é a oportunidade que você tem de conquistar um sonho, mesmo que você não tenha muitos recursos para isso.
Se você tem o sonho de ter um carro, por exemplo, você pode conseguir conquistar o seu carro, por R$ 1.000, R$2.000, ou até menos que isso. Ou você pode comprar um carro de luxo, pelo preço de um carro popular em um leilão de veículos.
Tempo
Os trâmites relacionados a leilões são geralmente bem rápidos. Além disso, pelo fato dos preços serem mais baixos, você consegue levantar fundos necessários para comprar em leilões em menos tempo do que levaria para comprar fora de um leilão.
Oportunidade
São muitas as oportunidades de compra que você pode obter comprando em um leilão. Como mencionamos, você pode obter itens de luxo, por um preço que você pagaria em algo popular.
Como funciona o arremate em conjunto?
Além das vantagens que vimos anteriormente relacionadas a leilões, o arremate em conjunto também chama a atenção de muitos interessados em leilões.
Se você não possui o valor integral do bem desejado, você pode fazer o arremate em conjunto com outras pessoas. Isso se dá tanto com pessoa jurídica, como também com pessoa física.
Para realizar o arremate em conjunto é necessário que os participantes acordem entre si o percentual de investimento de cada um. Depois disso, apenas um dos participantes irá oferecer o lance normalmente e depois, no momento do registro do bem, vai ser delimitada a porcentagem acordada no documento de registro.
O arremate em conjunto é seguro?
O arremate em conjunto é seguro, principalmente se for delimitado em contrato. O contrato é importante para que todos os envolvidos no arremate em conjunto estejam a par e arquem com suas responsabilidades determinadas.
É seguro fazer o contrato antes do arremate, para que haja segurança entre os arrematantes, e não haja divergência entre o que foi dito e que está determinado em contrato.
Por que e quando esse tipo de arremate ocorre?
Embora o arremate em conjunto possa ocorrer entre pessoas físicas, esse tipo de arremate costuma ocorrer entre pessoas jurídicas.
Um nicho muito comum para realizar esse tipo de arremate é o nicho de mecânica automotiva, onde vários empresários se juntam para dar lances em lotes de carros, com o objetivo de retirar peças para a manutenção de veículos.
Optar por esse tipo de arremate é vantajoso?
O arremate em conjunto pode ser muito vantajoso, principalmente para empresas. Essa é uma boa forma de conseguir peças, ou itens para revenda, com um preço mais acessível ainda, visto que o valor total do lote, vai ser arrematado em conjunto.
Mas como mencionamos, para que essa seja uma prática segura e além disso vantajosa, tudo deve ser pré-estabelecido em contrato entre as partes de forma pessoal, pois o leiloeiro não entra como parte do processo de arremate em conjunto.
Com certeza são muitas as vantagens de realizar compras em um leilão. Se você colocar essas dicas em prática, as vantagens podem ser ainda maiores.
Gostou desse artigo? Então compartilhe essas informações com outras pessoas, para que elas também tenham acesso a esse tipo de conteúdo!