Este é um interessante assunto, ainda mais quando entramos em uma era de conscientização sobre a necessidade de desenvolvermos meios de transporte menos poluentes que nos conduzem também para a antecipação da substituição das fontes de energia não renováveis, especialmente aquelas derivadas do petróleo.
Como existem diversas possibilidades de sistemas de veículos movidos a eletricidade, precisamos delimitar nossa área de foco, para efeitos de comparação.
Fica entendido que neste trabalho, quando nos referirmos a “carro elétrico”, estaremos nos concentrando especificamente nos motores a bateria, que afinal são mais compatíveis com os carros de passeio que aqueles de corrente alternada, muito usados em ônibus elétricos alimentados por rede elétrica própria.
Portanto, a comparação com os motores de combustão interna ficará restrita aos de álcool, gasolina e gás, que tem características mais afins que os motores diesel, para que nossas comparações fiquem mais focalizadas nos carros de passeio.
Aparência do carro elétrico
Se você observar dois carros e pedirem para você falar qual é o elétrico e qual o movido a gasolina, você não conseguirá definir apenas olhando o carro externamente, porque realmente não há diferença. Agora, a partir do momento em que você liga o carro, você verá que o veículo movido a energia elétrica garante um ruído muito mais baixo, quase que silencioso em comparação com o carro normal, movido a combustível poluente (gasolina, álcool, diesel ou gás natural).
Quando se olha no capô do veículo, é possível sim fazer a identificação que torna o carro movido a eletricidade, uma vez que o motor é elétrico. A alimentação do motor elétrico é feita a partir de baterias recarregáveis. Imagine que toda essa alimentação é como se fosse uma instalação elétrica, em que é preciso conectar todos os sistemas para que o veículo funcione corretamente.
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Características dos carros elétricos
Os carros elétricos criam menos poluição do que os carros movidos a outros combustíveis, então eles são uma alternativa ecológica a esses outros veículos (especialmente nas cidades). Quando as baterias ficam esgotadas, elas são recarregadas usando eletricidade da rede, a partir de uma tomada de parede ou de uma unidade de carga dedicada.
É necessário fazer uma distinção com os carros híbridos, que admitem além da eletricidade ou outro tipo de fonte de energia, tendo funcionamento alternativo de acordo com as circunstâncias. Sempre que não funcionarem com gasolina, álcool ou diesel e forem integralmente alimentados por eletricidade, carros e caminhões elétricos a baterias são considerados veículos totalmente elétricos.
Não usar gasolina ou diesel também significa que os carros elétricos movidos a baterias são significativamente mais baratos para abastecer do que os veículos convencionais. Quando há comparações sobre o custo, é possível reparar que um carro elétrico pode fazer com que você economize mais de R$ 3 mil por ano quando comparado com o gasto da gasolina, por exemplo. Isso quer dizer que além de ser sustentável, promove ainda mais economia.
No entanto, o preço de aquisição de um veículo elétrico é preponderantemente maior que a maioria dos outros veículos de passeio. Uma rápida pesquisa na Tabela Fipe você consegue constata a diferença de valores entre as modalidade dos veículos.
Um dos maiores problemas para a disseminação dos carros elétricos é que as baterias ainda são muito pesadas para a energia que desenvolvem, desta forma consomem muita dessa energia para transportar o próprio peso, o que conduz a outro tipo de desvantagem, ou seja, a necessidade de reabastecimento diário de energia, durante um tempo que definitivamente não é curto.
Que devemos fazer? Basicamente, esperar e torcer.
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