O caminhão munck é um grande sucesso no mercado de transportes, especialmente de cargas pesadas. Este segmento é amplo no Brasil, sendo que a principal forma de transportar materiais é pelas vias terrestres.
Segundo uma pesquisa da Agência CNT Transporte Atual, existem cerca de 200 mil empresas neste segmento no país. São cerca de 2 milhões e meio de empregos com carteira assinada.
O transporte reflete a economia no Brasil, afinal, transportamos tudo aquilo que é produzido. Como dissemos, o transporte terrestre representa 70% desses empregos. É o meio mais utilizado, disso não há dúvidas.
Ou seja, serviços para as transportadoras têm bastante. Da mesma forma, o número de veículos disponíveis no mercado para atividades como essa. Com tantas opções, o munck ainda se destaca, por que?
É simples. Esse veículo surgiu como uma verdadeira inovação ao segmento, unindo as utilidades de duas máquinas muito utilizadas em apenas uma. Esse caminhão tem sua estrutura diferenciada, permitindo transportar e içar materiais de pesos altíssimos.
Os muncks não podem ser manuseados por qualquer pessoa. São máquinas mais complexas que o comum, por isso, exigem um preparo adequado para transportar cargas pesadas.
A demanda por operadores de muncks é alta. Então, se profissionalizar nessa área é uma ótima oportunidade para conseguir boas oportunidades no mercado. Além disso, se você é uma empresa que precisa deste serviço, o ideal é não deixar de contratar profissionais qualificados.
Então, para ambos os casos, o que é preciso para se tornar um operador de caminhão munck? Qual habilitação e conhecimento os profissionais devem ter? Essas e muitas outras questões nós solucionamos ao longo deste conteúdo. Acompanhe!
Caminhão munck: como operar?
Que o caminhão munck é um veículo diferenciado você já sabe, não é mesmo? Ele tem a carroceria de um caminhão comum, mas conta com braços hidráulicos, painéis e cabine como guindastes.
Também conhecido como guindauto, esse modelo surgiu por volta dos anos 60 para otimizar alguns serviços. Afinal, o munck consegue transportar e acessar lugares como um veículo comum, mas conta com acessórios de alta performance que podem içar, movimentar, carregar e descarregar as cargas.
Ao invés de contratar duas máquinas e operadores, com o munck, é possível contratar apenas uma e ter serviços tão eficientes quanto os feitos com os equipamentos separados.
Os muncks são usados na construção civil, usinas, indústrias, na montagem de estruturas metálicas ou pré-fabricados, serviços de manutenção elétrica, entre outras áreas de atuação. Além do uso domiciliar, ajudando pessoas durante mudanças para cômodos e apartamentos em andares mais altos ou com difícil acesso.
Por ter braços hidráulicos e içar cargas de alto peso, operar esse caminhão não é uma tarefa simples. É preciso estar preparado para realizar serviços como esse. Como?
O que é preciso para operar um caminhão munck?
Os condutores de caminhão munck devem ser preparados de diversas formas. A primeira questão é que eles devem ser habilitados com CNH nas categorias C, D e E. Sem a carta de motorista nessas classes, as pessoas não podem operar uma máquina de alta performance como essa.
Além disso, para conduzir e operar esse tipo de caminhão, é extremamente recomendado que os profissionais realizem treinamentos teóricos e práticos para entenderem o funcionamento da máquina e como reagir a possíveis situações.
Assim, as chances de ter uma operação segura e eficaz são muito maiores. O caminhão munck pode tombar com o peso da carga (por isso, inclusive, há o peso máximo suportado), o solo pode ceder durante a atividade, entre outros diversos possíveis acidentes.
Então, se capacitar para operar um munck é uma questão de segurança e integridade física dos profissionais envolvidos no serviço, condutores – além de garantir que a carga seja transportada em perfeitas condições.
O ideal é realizar cursos e treinamentos, mas nunca deixar de lado os acessórios de segurança para uma operação livre de acidentes, garantindo a segurança de todos – o que é prioridade.
Alguns dos itens de segurança recomendados para essa atividade são: capacete com jugular, luva de raspa, óculos de segurança, protetor auricular e cinto de segurança.
Também é indicado que serviços com o munck tenham um motorista e um ajudante para assegurar que o serviço está sendo bem executado, com proteção, e facilitar a operação.
Quer se tornar um operador de guindautos? Há diversas oportunidades no mercado, mas faça com segurança. Se estiver atrás de um profissional para operar o munck, nós temos uma dica.
Além de identificar se a pessoa tem essas capacitações, é possível encontrar os operadores em empresas que locam caminhão munck. Geralmente, elas oferecem a máquina e um profissional qualificado junto, para garantir que tudo saia como o previsto. Fica a dica!