O que é marketing de conteúdo e para que serve?

Marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada por muitas empresas para desenvolver conteúdos relevantes para determinada pessoa, ou seja, artigos, e-books, postagens, vídeos, audiobook e muito mais.

Isso tudo é feito sem benefícios diretos de promoção da marca, tudo é visando o conhecimento do leitor, assim ajudando ele a reconhecer e resolver seus problemas.

Mas, isso não quer dizer que a empresa não ganhe proveitos dessa relação, com o marketing de conteúdo a empresa consegue autoridade e relevância no mercado.

Ela visa fortalecer a marca e aumentar os resultados dos seus clientes, ao mesmo tempo em que gera conhecimento, insights e inspiração para os clientes dos seus clientes.

Ficou curioso(a)? Então continua conosco que vamos te explicar tudo sobre o marketing de conteúdo.

 

O Que é Marketing de Conteúdo?

De forma direta, o marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias que visa produzir conteúdos para a sua persona, com o intuito de simplesmente ajudá-la e auxiliá-la no seu processo de escolha e de compra; dessa forma, a empresa ajuda seu futuro consumidor.

Assim, o principal objetivo dessa estratégia é educar o leitor para que futuramente esse leitor entenda que a sua empresa é especialista na área, em meio à tantas outras – O que por sua vez, garantirá respeito e referência à sua marca.

Tudo que tem relação com o marketing pode ser considerado recente no nosso meio, isso pois somente neste século o conceito tomou conhecimento público e ficou mais popular em diversas empresas, mesmo naqueles pequenos negócios.

Mas, é importante lembrar que o marketing não é tão jovem assim, a estratégia já vem sendo desenvolvida por algumas empresas a muito tempo, principalmente junto a publicidade.

 

Objetivos do Marketing de Conteúdo

A seguir, selecionamos uma lista de utilidades que o marketing de conteúdo pode oferecer para sua empresa, se bem elaborado. Confira:

1 – Aumentar a Visibilidade de Uma Marca na Internet

Sua estratégia de SEO e seu conteúdo estão interligados e caminham lado a lado, quanto mais consistente e de qualidade você escrever, melhor será para seus esforços de SEO.

Por exemplo, seu conteúdo deve ter todas as características para ajudar sua empresa a obter visibilidade online.

Com uma estratégia adequada de construção de conteúdo, você será capaz de classificar seu conteúdo de forma mais elevada em algoritmos de mecanismo de pesquisa.

Nossa dica é que ao escrever o conteúdo para sua empresa, seja o mais específico possível, por exemplo, para “agência de marketing de conteúdo em Curitiba”, use jargões simples para ajudar seu público a entender sobre o que você está falando.

O marketing de conteúdo usa as estratégias do SEO, portanto, ele consegue facilmente aumentar a visibilidade de uma empresa.

Isso pode ser possível graças às palavras-chaves, às URL e a escalabilidade do texto.

 

2 – Aumentar a Interação dos Consumidores e Usuários com a Empresa

Isso acontece, pois, o marketing de conteúdo é uma ótima forma de gerenciar um canal de comunicação, seja com um usuário ou com um cliente, pode ser feita através de dúvidas ou mensagens de feedback.

3 – Aumentar os Leads

O marketing de conteúdo pode ajudá-lo a ganhar leads em potencial, por exemplo, quando seu público-alvo lê seu conteúdo, é mais provável que eles comprem de você nos próximos dias.

Além disso, a estratégia de CTA (Call To Action, ou em português, “Chamada para Ação”) em seu conteúdo pode ajudá-lo a gerar leads fortes para seu negócio.

Você pode se perguntar como um conteúdo pode gerar leads? A resposta é simples.

O conteúdo certo pode direcionar seu público para a página de destino do seu produto.

Normalmente, o objetivo final do conteúdo é oferecer informações práticas aos seus consumidores, mas quando você adiciona CTA em seu conteúdo, está criando uma curiosidade para seus clientes e os forçando a tomar uma decisão de compra viável.

Dito isso, se você está gerando conteúdo com o objetivo de gerar leads, seu conteúdo deve e precisa ter uma frase de efeito para guiar seus leitores à página de destino do seu produto.

Através de materiais relevantes e inovadores é possível nutrir os Leads, tudo isso a partir do marketing de conteúdo.

 

4 – Reduzir o CAC

Isto é, reduzir o custo de aquisição de clientes; é muito comum em empresas que investem em meios digitais, consequentemente, reduzindo gastos desnecessários com produções físicas, ou mesmo extingui-los.

 

5 – Ganhar Autoridade

Com o passar do tempo, uma das razões pelas quais as empresas gostam de produzir conteúdo é porque isso as ajuda a criar uma forte reputação entre seus clientes.

No mercado ocupado de hoje, é importante que as empresas trabalhem no sentido de criar um vínculo forte e de confiança com o seu público.

Dito isso, ganhar a confiança de seus clientes pode ajudar sua empresa a conquistar uma sólida reputação, que você desfrutará por muito tempo.

Quando se faz conteúdos relevantes, as pessoas começam a enxergar sua marca como importante e referência dentro da área.

 

6 – Melhor Experiência Pós-Venda

Um conteúdo forte é o seu bem mais valioso; ele tem a capacidade de criar uma experiência interativa para seus clientes e forçá-los a voltar para comprar mais.

Um conteúdo bem produzido com visuais fortes e detalhes envolventes pode influenciar muito o seu público e ajudar a criar uma impressão positiva para o seu negócio.

Uma boa experiência de compra do cliente pós-venda ocorre graças à equipe que é voltada à atenção do consumidor.

 

Como Fazer Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo precisa de uma estratégia bem fundamentada, pois sem isso, o fracasso certamente acontecerá, já que o resultado de satisfação não será alcançado.

Então, para ter-se estatísticas e métodos comprovados, é preciso planejamento e dedicação para que tudo ocorra como o esperado.

Para criar um planejamento é preciso entender qual é a área que se está atuando – No marketing de conteúdo é possível atuar dentro das seguintes áreas:

  • Blogs: eles são eficazes no marketing de conteúdo e, mesmo que pareça ultrapassado, o blog é importante pois pode disponibilizar conteúdos ricos e completos para os consumidores;
  • Conteúdos Ricos: os conteúdos devem ser ricos em relevância e autenticidade, para que o público não se sinta lesado por não conseguir informações preciosas com a empresa, portanto, o foco deve ser conteúdos relevantes e importantes para a pessoa, que agrade seu gosto e deixe-a feliz;
  • Vídeos: os vídeos podem ser institucionais ou não, isso depende do ramo da sua empresa, mas são grandes aliados visto que existe o Youtube, uma grande plataforma de gerenciamento de vídeos;
  • E-books: importantes para gerar mais agrado aos consumidores e conseguir capturar mais Leads;
  • E-mail Marketing: esse e-mail é conseguido por meio dos próprios usuários, assim através de questionários é possível formar uma lista de e-mails para retenção de público com materiais exclusivos.

Como é perceptível, o marketing de conteúdo vai muito além da escrita de artigos, ele varia de formas incríveis e da demanda de cada plataforma, assim, gerando resultados que aparecem de forma mágica para auxiliar e engajar uma marca.

Mas, é necessário saber exatamente o que se deve escrever, quando publicar, em qual canal publicar, qual formato de publicação usar e qual persona que se quer atingir.

Se a empresa tiver seus objetivos bem definidos, o sucesso será certeza.

 

Conclusão

Com todas essas características, uma coisa é certa: o marketing de conteúdo é um aspecto importante para a expansão do seu negócio.

No mercado atual de negócios centrado, você pode facilmente retratar seus objetivos de negócios e sua visão para o seu público com o conteúdo específico.

Essa é uma das razões pelas quais sua estratégia de marketing digital e seu conteúdo podem ajudar sua empresa a atrair e transformar seus clientes potenciais em clientes.

Para usufruir dessa estratégia, nós aconselhamos você a utilizar soluções que somente uma empresa especializada no setor poderia te proporcionar.