Muitas pessoas confundem conta corrente com conta bancária, no entanto uma não se confunde com a outra, muito pelo contrário.
Ocorre que a conta corrente é uma especialidade da conta bancária, de modo que existem diversas como conta poupança, conta estudante, dentre outras.
Desse modo, aquele que possui uma modalidade de conta sendo ela corrente possui, assim como as demais, suas vantagens especiais.
Por essa razão é importante estabelecer aquilo que somente quem possui tal conta consegue fazer, como empréstimos, operações, transações, retiradas e depósitos.
O que é conta corrente?
A conta corrente é um tipo de conta bancária dentre diversos existentes, no entanto, ela oferece algumas vantagens para o cliente.
Ou seja, uma das vantagens é a de que há um acesso mais fácil aos fundos de depósito, assim como as movimentações financeiras.
Em outras palavras, é possível realizar ações do mercado monetário, garantir empréstimos e financiamentos de modo direto.
Além disso, é possível realizar depósitos e retiradas de forma ilimitada, o que torna em ambas as vantagens algo diferenciado das demais contas bancárias.
Por fim, a referida conta é o modelo mais tradicional nos dias atuais, de modo que milhares de brasileiros utilizam.
A conta corrente permite empréstimos e financiamentos mais baratos
Quem possui conta corrente sabe que o empréstimo vindo dessa conta pode sair mais barato, assim como financiar algo.
Ainda, o empréstimo da conta significa dizer que o banco empresta o dinheiro para que o cliente tenha um prazo para pagar suas compras feitas.
Portanto, existe um limite de crédito que se pode gastar por mês, pois é um dinheiro que sai direto da conta.
Desta forma, com a referida conta o usuário poderá dispor de um limite que será pré-aprovado, tornando essa disponibilidade do dinheiro muito rápida.
O prazo de pagamento para esses casos é de até 48 meses, sendo que a primeira parcela possui um prazo de carência de 90 dias para ser quitado.
Por fim, ainda nessa situação a taxa de juros é de 4,05% mensais e a aprovação, principalmente nos casos de banco digitais, é feita de modo automático na conta do cliente.
Algumas instituições financeiras exigem que se tenha uma conta corrente para usar o dinheiro liberado, devendo sempre analisar as condições desse empréstimo.
Do mesmo modo ocorre para financiar algo e é por essa razão que ter a referida conta permite uma vantagem exclusiva nesse sentido.
Em acréscimo, não é necessário possuir uma renda fixa ou ser registrado para conseguir um empréstimo em alguns casos, basta usar informações da pessoa física.
Realizar operações monetárias por meio da conta corrente
É certo que quem possui conta corrente tem o privilégio de realizar operações monetárias, mas muitos não sabem do que se trata isso.
Em suma, o mercado monetário é aquele em que ocorrem as operações financeiras e que possuem alta liquidez, de curto ou de mais curto ainda prazo.
Isto é, os prazos da concessão dos títulos do mercado estão em torno de inicial de um ano ou até mesmo menos.
Para entender melhor, são exemplos de transações:
- Empréstimos
- Títulos públicos
- Títulos privados
- CDI
- Contas garantidas
- Hot Money (empréstimo a curto prazo)
Portanto, esse mercado em questão negocia títulos de tesouro, bem como papéis comerciais, além de certificados de depósitos.
São investimentos utilizados para quem deseja alcançar seus objetivos mais rápidos e que de certa forma se concentram na aplicação de saldos de caixa.
Desse modo, quem possui uma conta corrente tem a facilidade de ter em mãos a manutenção e o controle de um mercado.
Sendo assim, para quem gosta do meio ou sabe adquirir vantagens por meio dessas ações financeiras, ter tal conta é importante.
Retiradas e depósitos ilimitados
Para quem tem a vida mais corrida ou tão somente deseja movimentar seus recursos com mais frequência, a conta corrente é a opção certa.
Isso ocorre porque diferente de outras contas bancárias, a conta em questão permite que o cliente retire ou deposite o seu dinheiro de modo ilimitado.
Ou seja, é possível realizar diversas operações desse tipo durante o dia, mês ou ano, já que o dinheiro estará lá disponível para se movimentar.
Além desse fato, algumas empresas financeiras não cobram nenhuma tarifa dos clientes para possuir esse tipo de conta.
Desta forma, ao abrir com uma instituição de taxa zero, se torna possível realizar depósitos ou retirar o dinheiro quantas vezes quiser de forma gratuita.
Ainda, esse tipo de conta é muito utilizado para recebimentos de salários, pagamentos de contas, realização de transferências e transações financeiras.
Conclusão
Em suma, é importante nos dias atuais possuir uma conta bancária que lhe forneça vantagens e que cabe no bolso, sem gerar dor de cabeça.
Ou seja, é sempre aconselhável buscar uma empresa financeira que forneça uma conta para atender seus objetivos a um custo baixo ou zero.
Portanto, a conta corrente é uma ótima opção para quem busca movimentar seus recursos de modo ilimitado, bem como emprestar e financiar.