Um programa de teletrabalho tem muitos atrativos, tanto para empregadores quanto para empregados. Para muitos, o principal benefício vem de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, outros benefícios incluem aumento da produtividade e motivação dos funcionários, bem como os chamados benefícios “verdes e ambientais”.
Se você tem funcionários que trabalham em casa, mesmo que apenas um dia por semana, é imperativo que você tenha diretrizes claras em sua política de home office ou ambiente de coworking.
Não prestar atenção aos detalhes pode ter sérias implicações, principalmente se seus funcionários não forem monitorados adequadamente ou se a segurança de sua casa não estiver de acordo com os padrões de Saúde e Segurança.
Aqui estão alguns pontos importantes a serem lembrados se você estiver pensando em implementar uma política de “Trabalhar em casa”:
Quem pode trabalhar em casa
Cada pessoa é diferente e você tem que ser capaz de reconhecer quem será mais produtivo trabalhando em casa. Pessoas que precisam de uma rotina rígida para produzir resultados podem não ser as mais indicadas para essa modalidade.
Requisitos de equipo técnico
Dependendo da natureza do seu negócio, pode ser necessário fornecer tecnologia extra aos seus funcionários para que eles possam realizar suas atividades em casa. Por exemplo, você vai pedir a eles que usem seu próprio computador ou vai dar a eles um laptop corporativo? Leve em consideração os contratempos de mau funcionamento técnico ou desgaste normal do equipamento e ofereça-lhes uma opção em caso de assistência.
Em alguns casos, algumas empresas também assumem a totalidade ou uma porcentagem das contas de luz e serviço de internet, para garantir a fluidez do trabalho e não cobrar todo esse custo de seus colaboradores.
Segurança e Higiene
Os empregadores têm diferentes níveis de responsabilidade para os funcionários que trabalham em casa; você pode ter que incluir em sua política, diretrizes de segurança e higiene para trabalhar em casa e mecanismos para verificar se elas são cumpridas.
Segurança informática
As informações e documentação de sua organização estarão fora de seus escritórios. Portanto, você deve levar em consideração que não apenas seu funcionário terá acesso a esses dados, mas possivelmente as pessoas que entram e saem de sua casa.
Você também deve considerar como documentos e informações confidenciais seriam recuperados se o vínculo empregatício terminar. Você pode pensar em acordos de confidencialidade e controlar suas ferramentas digitais para evitar o download de informações para computadores ou laptops não autorizados.
Monitoramento de desempenho
Muitas organizações usam software que rastreia a entrada de funcionários, mas se não for adequado para sua linha de trabalho, como você garante que seus funcionários estejam trabalhando em níveis ideais? Estabeleça metas e prazos concretos que possam ser medidos e quantificados. Determinar KPIs periódicos é uma boa maneira de começar.
Motivação de sua equipe
Suas políticas corporativas devem deixar claro que você espera que os funcionários tratem seu dia de trabalho em casa como se estivessem no escritório. Por exemplo, eles não devem pensar em trabalhar em casa como uma alternativa a não ver colegas ou evitar certos pontos de contato. Antes de um pedido de trabalho remoto, interiorize-se conhecendo as motivações que impulsionam este pedido, para que possa validá-lo e habilitá-lo se o considerar pertinente.
Escrevendo sua apólice
Quanto mais detalhada for sua política, mais fácil será resolver quaisquer divergências sobre os direitos de um funcionário.
A política também deve indicar o horário de trabalho esperado de quem trabalha em casa, portanto, é muito importante monitorar o desempenho. Se precisar de atualizações regulares, indique se é com que frequência o funcionário precisará vir ao escritório.
Lembre-se, esta informação é apenas um guia. Para saber o que é adequado para o seu negócio, entre em contato com seu próprio departamento de RH, departamento jurídico e consultores externos.