A iluminação ideal é um fator decisivo na decoração de um ambiente. Com ela você pode complementar a decoração, dar destaque aos itens mais importantes e favorecer a ambientação.
Assim, uma iluminação bem escolhida vai favorecer o propósito do ambiente. Seja para deixá-lo mais enérgico, aconchegante ou relaxante.
Entretanto, escolher a iluminação ideal é uma tarefa que precisa levar em consideração muitos fatores. Como por exemplo, o tipo de cômodo, o que será feito nele e, principalmente, qual efeito você quer criar.
Portanto, continue a leitura desse artigo e confira as principais dicas de como escolher a iluminação certa para seu ambiente.
Qual é a importância da iluminação em um ambiente?
Uma iluminação bem escolhida traz estilo e funcionalidade a um ambiente. Isso o torna um lugar propício para as atividades que serão desempenhadas no lugar.
Assim, além de trazer conforto visual e tornar o ambiente aconchegante, a iluminação adequada também proporciona:
- Energia;
- Motivação;
- Tranquilidade;
- Bom humor.
Por outro lado, se não for bem escolhida, uma iluminação deficiente pode causar:
- Irritabilidade;
- Baixos níveis de atenção;
- Desconforto;
- Desânimo;
- Indisposição.
Nesse sentido, escolher a iluminação ideal vai tornar o ambiente convidativo. Além de proporcionar às pessoas um bom local para trabalho, interações sociais e outras atividades.
Como a iluminação faz parte da decoração de um ambiente?
A iluminação ideal é aquela que vai se adequar a decoração do ambiente ao:
- Dar destaque às partes mais importantes;
- Valorizar itens decorativos;
- Demarcar e integrar ambientes;
- Servir ao propósito da decoração.
Dessa forma, a iluminação precisa ser levada em consideração na hora de fazer a decoração. Afinal, se não for bem escolhida, a ornamentação do local pode até mesmo passar despercebida.
Como escolher a iluminação ideal para o seu ambiente?
A iluminação ideal para o ambiente vai variar a depender dos cômodos, da decoração e do propósito do ambiente. Confira a seguir como escolhê-la baseando-se nesses aspectos.
Regule a iluminação
Primeiramente, para regular a iluminação do ambiente de forma eficaz, você precisa definir qual o objetivo do cômodo. Assim, você terá uma boa ideia das atividades que serão desempenhadas ali.
Por exemplo, locais que precisam de uma atmosfera mais aconchegante, como salas de jantar. Para elas você pode usar pendentes em cima da mesa de jantar e complementar com luminárias para uma iluminação indireta.
Além disso, em salas de estar você pode usar uma combinação com luminárias diferentes. Variando a intensidade de brilho, você trará mais conforto visual ao local.
Por fim, quartos de dormir pedem uma atmosfera mais relaxante. Nesse caso, uma iluminação indireta é a ideal.
Demarque espaços
Usar luminárias para demarcar espaço é uma ótima forma de dividir ambientes. Principalmente se você conta com ambientes integrados, como uma sala que tem a área de estar e a área de jantar.
Assim, você pode distribuir a iluminação de formas diferentes a depender do ambiente.
Por exemplo, coloque um abajur perto de um sofá para criar um espaço de leitura. Ou uma iluminação difusa para a sala de estar e um lustre em cima da mesa de jantar.
Harmonize com a decoração
A criatividade é uma aliada importantíssima na hora de escolher as luzes do ambiente. Assim, você não precisa se prender a regras de ornamentação e deixar o local com a sua cara.
No entanto, a harmonia é ainda mais importante para proporcionar conforto visual a quem estiver no ambiente.
Portanto, ao escolher a iluminação para o seu cômodo leve em consideração sua escolha de decoração acima de tudo. A iluminação precisa harmonizar com ela e complementá-la.
Defina o tipo de luminária
O propósito da luminária vai determinar qual será a ideal para cada local. Mesas de trabalho, por exemplo, pedem luminárias de foco, como abajures ou luminárias curvas.
Além disso, salas de estar e de jantar podem ser decoradas com lustres ou pendentes. Spots podem ser usados para destacar peças decorativas como plantas e quadros.
Escolha a lâmpada certa
Para escolher a lâmpada certa para o ambiente leve em consideração o tipo de cômodo.
Por exemplo, para dar a um banheiro um ar de limpeza e cuidado, escolha luminárias com lâmpadas brancas. Já para locais de interação, como salas, o ideal são luminárias de lâmpadas amarelas, pois tornam o local mais aconchegante.
Outros sim, o tamanho do cômodo também conta na hora de escolher os tipos de lâmpada e luminárias. Afinal, a depender da iluminação você pode acabar tendo de lidar com diversos e inconvenientes cantos escuros no cômodo.
Por fim, agora que você já sabe como escolher a iluminação para o seu ambiente, compartilhe com a gente. Já conhecia alguma dessas dicas? Qual iluminação você escolheu para seu ambiente?
Ademais, vale lembrar que o estilo do ambiente é mais um dos fatores a se levar em consideração. Assim, para desfrutar dos benefícios de ter escolhido a iluminação ideal, identifique a natureza do local e adeque a iluminação a ela.