E-mail marketing: porque é importante?

O que você pensa quando ouve a palavra e-mail marketing? Moda antiga. Spam! Ou: ineficaz? Se estas também são suas primeiras associações, gostaríamos de esclarecer alguns preconceitos neste artigo. O marketing por e-mail não é desatualizado nem ineficaz. Acima de tudo, ele não atende automaticamente a suspeita de spam. 

 

Em vez disso, oferece uma maneira descomplicada de adquirir novos clientes ou fortalecer os contatos dos clientes existentes por meio de mensagens digitais. O sucesso de uma estratégia vencedora em email marketing é subestimado. 

 

Por que o marketing por e-mail é tudo menos 

Atualmente contamos com mais de 4,5 trilhões de contas de e-mail em todo o mundo. 95% de todos os usuários da Internet enviam e-mails – 91% verificam sua caixa de entrada pelo menos uma vez por dia. Números consideráveis, não acha?

 

O meio de e-mail tem um lugar firme em nossa vida cotidiana. Oferece às empresas um ponto de contato próximo aos prospects e clientes desejados. Quase ideal para marketing.

 

É por isso que, de acordo com a Direct Marketing Association, 76% dos profissionais de marketing usam e-mail muito mais hoje do que há alguns anos. Mas o que significa exatamente o e-mail marketing?

 

Definição de e-mail marketing: o que é?

E-mail marketing significa enviar mensagens digitais para clientes potenciais e existentes. No entanto, ele é atribuído ao marketing online na primeira etapa e ao marketing direto apenas na segunda. 

 

Estrategicamente, duas formas de comunicação via e-mail podem ser distinguidas: 

 

A comunicação um-para-um descreve o diálogo entre os indivíduos. Por exemplo, uma empresa também pode segmentar um novo contato aqui.

 

A comunicação um-para-muitos, por outro lado, ocorre entre uma empresa e grupos (agrupados) de pessoas. É importante aqui que a frequência não degenere, porque se o fizermos com muita frequência, passaremos rapidamente para o spam. E isso cai bem com muito poucos.

 

E-mail marketing de sucesso

Duas ferramentas dominantes podem ser atribuídas ao e-mail marketing: por um lado a campanha de mailing, por outro lado o envio de newsletters. 

 

O e-mail por campanha é a ferramenta mais flexível das duas, os e-mails são enviados assim que há novidades; Por exemplo, uma campanha especial está pendente ou um novo produto foi desenvolvido. 

 

Estes e-mails são enviados de forma irregular e neste aspecto contrastam claramente com a newsletter, cujo princípio orientador é a regularidade. Você pode fornecer à sua base de clientes uma visão geral de insights úteis, desenvolvimentos atuais na empresa ou eventos futuros semanalmente ou mensalmente.

 

Para persuadir o destinatário do e-mail não apenas a ler, mas também a encomendar seu novo produto, a participar de um de seus eventos ou simplesmente a fornecer mais informações independentes sobre sua empresa, você deve incluir frases de chamariz em seu e-mail. 

 

Leia também: como criar um e-mail profissional 

 

Semelhante a um site, essa chamada para ação orienta o leitor e facilita a execução das próximas etapas interativas na comunicação com você. O ideal é que seu leitor seja direcionado para uma landing page da sua empresa e você já está muito mais próximo do seu objetivo de conquistá-lo como cliente ou promotor.

 

Suas vantagens com e-mail marketing em resumo

É óbvio: um e-mail é rápido, fácil e barato. É também um meio de comunicação estabelecido na vida cotidiana do trabalho. 

 

Com relativamente pouco esforço, você pode alcançar um grande número de pessoas que geralmente estão interessadas no que você está enviando – afinal, você consentiu que seu e-mail fosse enviado.

 

Os e-mails geralmente permanecem na caixa de correio até serem excluídos manualmente. Por isso, sua vida útil é muito maior do que, por exemplo, uma postagem no Facebook que desaparece da timeline  após apenas meia hora. 

 

Além disso, somente você tem controle sobre os e-mails que envia. Com postagens no Facebook ou resultados de pesquisa do Google, as coisas são muito diferentes.

 

Os e-mails ainda são mais fáceis de usar do que o Messenger. WhatsApp & Co. exigem um maior grau de familiaridade com novos contatos. E os e-mails permitem que os usuários decidam por si mesmos quando e em qual dispositivo sua mensagem será consumida.

 

Caso você pense que os usuários são céticos em relação ao e-mail, 77% dos consumidores pesquisados ​​disseram que o e-mail marketing é sua forma preferida de marketing. Uma razão para isso é certamente o endereço pessoal que você pode implementar em um e-mail – outro ponto positivo do e-mail marketing.