Siga essas dicas para encontrar seu público-alvo certo

Determinar o público-alvo

Chega o momento de toda empresa que é determinar o público-alvo a persona. Um erro comum dos iniciantes é querer vender para todos, e não focar apenas nos que realmente querem comprar o produto ou serviço. É aí que entra o papel da persona que irá segmentar o público até chegar no ideal. No final você precisa garantir que sua mensagem chegue às pessoas certas. 

 

1. Ouse especificar

Ao especificar, você define o público-alvo. Ao abrir um negócio, você nota que os clientes têm diferentes necessidades. E mesmo se quiser, você não pode atender a todas as necessidades. 

 

Digamos que sua empresa fabrique e venda sapatos femininos. Primeiro você precisa deixar claro para quem está fabricando esses produtos. São mulheres mais esportivas? ou são aquelas mais sofisticadas? Uma pessoa que compra calçados esportivos têm necessidades diferentes de uma que compra saltos altos. 

 

Capacidade suficiente

A próxima pergunta é se você tem capacidade para atender grandes empresas. Uma armadilha bem conhecida para os empreendedores iniciantes é que eles preferem fornecer seus produtos a todos. E acabam caindo do pedestal vendo que não é bem assim. Em outras palavras: ouse escolher. Uma empresa tem uma melhor chance de sucesso se você se concentrar em (alguns) publico-alvo específicos.

 

2. Segmente o mercado

A determinação do público-alvo também é chamada de segmentação do mercado, assim você divide o mercado em grupos reconhecíveis.

  • Homens ou mulheres?
  • Idoso ou jovem?
  • Classe média ou classe alta?

 

A segmentação é uma parte importante para determinar o seu público-alvo. Você pode pensar em educação, local da moradia, religião e histórico econômico.

 

Certifique-se de não segmentar muito: o público-alvo deve ser grande o suficiente para ser capaz de recuperar o investimento no desenvolvimento de um produto ou serviço.

 

Se você segmentar o público-alvo, poderá anunciar mais precisamente por meio das mídias sociais, como LinkedIn e Facebook. Você pode verificar se a segmentação está dando certo vendo quantas pessoas realmente atendem à sua segmentação. 

 

Se você não alcançar o público-alvo certo, você deve verificar se a segmentação foi feita de maneira correta ou se ficou algo deixado de lado. Portanto verifique, analise e reajuste.

 

3. Faça uma análise do cliente

Você pode aumentar ainda mais a exatidão do público-alvo mapeando os clientes por meio da uma análise do cliente. O principal objetivo aqui é descobrir quem são seus clientes em potencial e como você pode alcançá-los.

 

Quais são as características gerais do meu público -alvo?

Você tem como alvo homens ou mulheres? Nos idosos ou nos jovens? Classe média ou classe alta? Escreva as características: dessa forma, você chega ao fundo de seus clientes com muito mais rapidez.

 

Quem são meus clientes em potencial e quais são as necessidades deles?

Liste as características de seus clientes potenciais. Você pode  desenvolver uma  persona, na qual dá vida aos clientes, por assim dizer. Descreva, por exemplo, os hobbies, o trabalho, que conteúdo ele consome, se o seu cliente tem filhos. Dessa forma, você o torna ainda mais específico.

 

Como meu produto ou serviço pode atender a essas necessidades?

O ponto de partida deve ser que o cliente tenha um problema e você o resolva com seu produto (ou serviço). Assim, você não cria uma necessidade com seu produto, mas atende à necessidade do cliente. 

 

Uma maneira de descobrir as necessidades de seus clientes é conversar com eles. Pergunte o que eles precisam e como você pode resolver seus problemas.

 

Como os clientes existentes avaliam meu produto?

Continue pesquisando as experiências e desejos de seus clientes, mesmo se você já tiver construído uma base. Peça feedback, tanto por meio das redes sociais quanto por pesquisas. Você tem uma loja online? Construa uma ferramenta para que o cliente possa responder algumas perguntas depois da compra, um pequeno questionário. 

 

Como fazer os clientes fiéis ao meu produto?

Crie um vínculo com o cliente, por exemplo, adicionando um desconto na próxima compra. Sua tarefa mais importante é se apresentar da melhor maneira possível e sempre oferecer qualidade e serviço. O boca a boca sempre leva a novos clientes.

 

4. Realizar pesquisas de mercado

Elaborar um plano de marketing e realizar pesquisas de mercado são dois fatores indispensáveis ​​para determinar o público-alvo. Uma pesquisa de mercado. Existe duas maneiras de fazer pesquisa de mercado.

  • Um estudo quantitativo

Você pede a opinião de um grande grupo de pessoas sobre sua ideia, produto ou serviço. Isso pode ser feito por meio de uma breve pesquisa (online), por telefone ou por escrito. O foco nessa pesquisa é a quantidade de pessoas. 

  • Uma pesquisa qualitativa

Você escolhe um grupo menor de pessoas e os entrevistará com mais detalhes. Isso pode ser feito com uma conversa pessoal, sessão de grupo ou pesquisa online com muitas perguntas específicas. A pesquisa mais lógica é pesquisar um grupo menor (seu público-alvo!). Aqui você obterá as informações mais relevantes.

 

5. Desenvolvendo Personas

Elabore algumas personas para manter em mente em todas as suas decisões. Personas são perfis de pessoas do seu público-alvo, também conhecidos como benchmarks. Invente nomes, idades, hobbies, interesses, hábitos de compras, problemas e desejos. Como eles vivem, o que eles fazem?

 

Compreenda os clientes

Por fim, compreenda os clientes. Você sabe por que o cliente quer comprar um produto? Consegue entender quando o cliente precisa do produto e você está pronto para oferecê-lo?

 

A persona, portanto, só está completa se você for capaz de esboçar a imagem total. Quem são os seus compradores, o que pretendem alcançar, qual o propósito do seu comportamento, como pensam e como e onde compram o produto? E, finalmente, como você resolve os problemas deles?.