Como criar um bom cronograma para estudos?

Houve um tempo em que acreditávamos que estudar era apenas sentar na cadeira e ler o livro. 

No entanto, nos dias de hoje, devido à correria do dia a dia e a cobrança cada vez maior de provas de vestibular  de concursos como a ESA, estudar requer todo um cronograma para estudos para que tenhamos maior proveito do tempo estudando e para que consigamos ver tudo o que precisa ser aprendido. 

Nesse contexto, abaixo, trouxemos algumas dicas de como você pode montar o seu cronograma de estudos de forma eficiente, confira!

 

Seja realista no seu cronograma

Sim, é normal se empolgar e querer agarrar o mundo com as pernas, especialmente se o seu cronograma é feito em um momento no qual você está comprometido a dar 100% de si. 

No entanto, lembre-se de que ao longo da semana podem acontecer imprevistos, que você pode estar cansado ou então que você pode demorar um pouco a mais para vencer determinado assunto que está sendo estudado. 

Por esse motivo, antes de pensar em um cronograma, tente entender quanto tempo, em média, você pode levar para cada assunto. Para saber, mais ou menos, quanto tempo você vai levar para cada assunto, o ideal é fazer da seguinte forma. 

Por exemplo, se você vai estudar algum assunto da disciplina história:

  • Qual é o método de estudo que você vai utilizar? 
  • Vai ler um livro ou apostila?
  •  Assistir vídeo aula? 
  • Fazer um mapa mental? 
  • Fazer exercícios de fixação?
  • Quanto tempo, em média, você levaria para fazer isso que está descrito?
  • Separe o material que você vai usar para estudar esse conteúdo

 

Com isso em mente, além do benefício de que você já vai ter tudo organizado na hora de estudar e, assim, na hora, vai perder menos tempo, essa prática também vai te ajudar a ser um pouco mais realista quanto ao tempo gasto para vencer cada tipo de assunto e, assim, você vai poder se organizar melhor.

No entanto, lembre-se de que você também deve contar que imprevistos podem acontecer, por exemplo, você pode precisar ir ao médico, você pode acordar desmotivado, entre outras coisas. 

Sendo assim, deixar a agenda muito apertada pode fazer com que você não cumpra todas as atividades programadas e, por isso, pode te desestimular a continuar estudando. 

 

Crie o hábito de estudar

A melhor maneira de criar uma rotina de estudos eficiente é tornando ela um hábito. Isso porque você não deve condicionar os seus estudos com inspiração ou então com vontade: essa atividade deve ser feita de forma automática, da mesma forma que você levanta da cama todos os dias e vai ao banheiro. 

Sendo assim, é muito importante que você crie uma rotina sólida com horários fixos.

Nesse contexto, para que tudo fique organizado, defina o tempo diário que você tem para estudar e anote tudo em um quadro (bem semelhante a como você fazia com os horários de aula da escola, por exemplo). Assim, você vai ter consciência do que você precisa fazer e quando você precisa fazer. 

Lembre-se também que hábitos não nascem do dia para a noite. Por esse motivo, mais do que criar um horário de estudo, você precisa se esforçar para conseguir passar diversas horas estudando sem procrastinar. Para isso, neste artigo, iremos te ensinar algumas técnicas de como fazer isso.

 

Caso tenha dificuldade em se concentrar, Pomodoro é uma opção

Uma técnica de concentração bastante conhecida é o Pomodoro, que nada mais é do que quando você faz ciclos de estudo.

Essa técnica funciona da seguinte forma: você escolhe um período de tempo para estudar (por exemplo, 30 minutos) e outro para descansar (por exemplo, 5 minutos) e intercala esses períodos.

Essa é uma técnica muito boa para quem tem problema de concentração, pois força que a pessoa passe curtos períodos de tempo produzindo e, depois, dá um intervalo (você pode aumentar o tempo de estudo quando for se acostumando).

 

Sempre anote os seus compromissos

Em termos de estudo, organização é fundamental. Por esse motivo, é muito importante que você anote todas as coisas que você precisa fazer no seu dia a dia em um quadro com horários, por exemplo: ir ao supermercado, ir para a academia, ir para o médico, etc.

Assim, você não vai esquecer de nenhum compromisso e ainda vai conseguir se organizar da melhor maneira o possível.

No entanto, na hora de fazer esse quadro com horários, lembre-se: se você colocar um horário muito apertado entre um compromisso e outro, as chances de você não conseguir cumprir a tabela são maiores. 

Sendo assim, deixe uma boa margem entre um compromisso e outro, pois, assim, você vai conseguir cumprir tudo sem precisar se estressar com a questão do tempo.

 

Organize o seu horário de estudos no domingo

Uma outra dica para montar um bom cronograma de estudos é fazer isso no domingo. Isso porque é nesse dia que normalmente temos mais tempo livre e, ainda, dá para ter uma ideia geral do que vai precisar ser feito durante a semana e se preparar mentalmente para o que vai precisar ser feito.

Sendo assim, utilize esse tempo para se organizar e mentalizar as suas obrigações acadêmicas.

 

Tenha a meta semanal e a meta diária

Fazer um cronograma é mais do que colocar no papel o que você precisa fazer: um bom cronograma, para funcionar, precisa de meta. Sendo assim, na hora de construí-lo, você pode seguir os seguintes passos:

 

  1. Determine quais são suas metas da semana (por exemplo, você pode querer estudar Guerra Fria em história, função afim em matemática, calorimetria em física e reações orgânicas em química);
  2. Defina como você vai estudar cada um dos conteúdos
  3. Veja quanto tempo você vai precisar para vencer cada um desses conteúdos;
  4. Veja quanto tempo disponível por dia você tem;
  5. Coloque a sua meta diária para atingir a meta semanal;

 

Lembre de adicionar tempo livre

Além do tempo de estudo, um bom cronograma deve ter um tempo de descanso. No entanto, lembre-se: descansar não significa, necessariamente, dormir. Isso porque, quando estamos estudando, o nosso cérebro fica cansado, mas o nosso corpo pode estar descansado. 

 

Nesse contexto, para descansar o nosso cérebro, precisamos fazer alguma atividade que o faça sentir relaxado, por exemplo, exercício físico.