5 Serviços educacionais freelancer para profissionais da educação

Você, leitor, já ouviu falar em trabalho freelance? Talvez algum dia você tenha se deparado com um funcionário diferente trabalhando em uma loja da qual você está acostumado a comprar, somente nos finais de ano ou em vésperas de datas comemorativas, por exemplo. 

Esse profissional trabalha somente em um determinado período, pois nessas épocas festivas, em que a maioria das lojas se encontram mais movimentadas, os funcionários fixos, do dia a dia, não conseguem dar conta de todos os clientes, sendo necessário realizar a contratação de profissionais freelancers para auxiliar nos atendimentos.

Esse é apenas um exemplo de trabalho freelancer, para que você consiga entender um pouco mais desse tipo de trabalho, que conta com diversas áreas de atuação!

O que são atividades freelancer?

Um freelancer atua oferecendo serviços a uma empresa, sem qualquer tipo de vínculo. Um freelancer pode atuar em várias áreas, como no marketing digital, fotografia, jornalismo, organização de eventos, arquitetura, consultorias online, pinturas ou desenhos, edições de imagens e vídeos, escritor, babá, cuidador de idoso, atendente de lojas (muito comum em datas comemorativas e finais de ano), distribuidor de panfletos, degustação em mercados, dentre diversos outros tipos de áreas.

O freelancer, também chamado de freela, pode oferecer seus serviços trabalhando na modalidade home office, oferecendo serviços online, como a criação de sites, design gráfico, realizando a gestão das mídias sociais, produzindo conteúdo e muito mais.

Esse profissional trabalha fazendo seus horários, já que é seu próprio chefe. Dessa forma, ele pode planejar seu dia de forma favorável às suas necessidades.

A atuação do freelancer é a partir de contratos profissionais, onde o freela estabelece um acordo com o cliente, podendo trabalhar para o cliente somente uma vez, como também fechando um contrato mais longo, onde o profissional irá trabalhar mais tempo para um determinado cliente.

Para que o profissional consiga uma boa demanda de clientes, é preciso que ele trabalhe em sua divulgação e demonstre que faz um bom serviço.

Uma boa ideia para divulgação é utilizar plataformas próprias para a divulgação desse tipo de serviço, como a Workana e a Freelancer, e também as próprias redes sociais, como o Linkedin, Instagram e Facebook.

Um ponto importante que ajuda muito o crescimento do freelancer é estar sempre estudando novos assuntos e buscando novas especializações! Sempre demonstrando seus conhecimentos para conseguir conquistar a confiança do público.

Por que prestar serviços freelance?

Atuar como freelancer conta com diversos benefícios, sendo o principal o controle de seu próprio horário, como mencionamos no tópico anterior. Veja agora as maiores vantagens em atuar como freela:

  • Poder trabalhar onde quiser;
  • Autonomia para trabalhar como quiser;
  • Aumento de ganhos e conhecimentos;
  • Maior gerenciamento de tempo;
  • Conseguir equilibrar sua vida profissional com sua vida pessoal;
  • Menos gastos com despesas.

Profissionais da educação podem atuar como freelancer?

Sim! Principalmente os professores, que podem oferecer seus serviços tanto para substituir professores que por algum motivo terão de se ausentar de alguma ou algumas aulas, como também podem atuar trabalhando para os alunos, fora da escola, oferecendo um reforço nas matérias caso os alunos precisem.

Porém não é só nesse tipo de trabalho que um profissional da educação pode atuar como freelancer, já que muitos adolescentes também precisam de ajuda na educação, principalmente para estudar para futuros vestibulares! 

5 Serviços educacionais freelancer para profissionais da educação

Aulas particulares presenciais

O maior motivo em que os pais optam por pagar aulas particulares para seus filhos é para reforçar o conteúdo que está sendo aprendido pelo aluno na escola, dando atenção total para as dúvidas do aluno, ou para alunos que não estão conseguindo acompanhar e entender o conteúdo apresentado nas aulas.

Os professores que realizam esse tipo de trabalho podem receber cerca de 80 reais por aula, porém, normalmente são fechados pacotes com o tanto de aulas semanais e o valor a ser pago. 

Aulas particulares online (citar apps de aulas online)

Também é possível realizar essas aulas particulares de forma online, por meio de plataformas que permitem a interação por vídeo aula, como o Zoom e o Google Meet, e também os aplicativos próprios para a elaboração de aulas online, como o Google Classroom, Microsoft Teams, Kahoot, EAD Plataforma e vários outros! 

O aluno também pode contar com apps que auxiliam nas tarefas, como por exemplo o Brainly! 

Cursos online

Os cursos online podem ser oferecidos pelos profissionais da educação de diversas maneiras, sendo por aulas ao vivo, aulas gravadas e pelas plataformas em que as atividades serão postadas. 

São excelentes para os profissionais freelancers que desejam uma renda extra. Podem ser oferecidos cursos básicos, como o uso de verbos, pontuação, elaboração de redações e cursos que demandam mais tempo e dedicação! 

Atividades educacionais

As atividades educacionais são oferecidas por esses profissionais para aprimorar o aprendizado do aluno e ver em quais pontos mais tem dificuldade e precisa de maior atenção.

O profissional da educação freelancer que utiliza esse método pode realizar essas atividades através de brincadeiras, para que assim a criança fique mais confortável para tirar suas dúvidas.

Porém vale lembrar que esse método não é voltado apenas para crianças! Existem profissionais freelancers nessa área para todos!

Reforços

Como o próprio nome diz, o profissional dessa área vai atuar reforçando o conteúdo que o aluno está aprendendo na escola, explicando de uma forma mais fácil para aprimorar o entendimento do aluno e sanando suas dúvidas.