Como fugir da alta na conta de luz?

O aumento dos preços dos produtos nos supermercados de todo o Brasil é algo que vem assustando bastante todas as pessoas e, consequentemente, obrigando-as a economizar de forma significativa no momento de fazer suas compras. Mas, infelizmente, não é somente com este aumento que precisamos nos preocupar. 

A conta de luz também vem aumentando muito, o que está deixando as pessoas cada vez mais preocupadas, afinal de contas, todo o orçamento de uma casa precisa ser revisto quando acontecem os aumentos nas contas essenciais de uma residência, o que inclui as compras mensais no supermercado, a conta de água, e também a conta de luz. 

A crise econômica que se estabeleceu no Brasil não é segredo para ninguém, e o aumento das contas se dá, principalmente, por conta dessa crise. E por mais que as pessoas tenham conhecimento sobre isso, nem sempre é fácil se adequar a esses aumentos constantes, o que acaba deixando muitas famílias em crise financeira dentro de casa por falta de dinheiro. 

Mas será que existe uma forma de minimizar os problemas financeiros gerados pela alta da conta de luz? Nenhum problema no mundo é totalmente insolúvel, ou seja, mesmo que os problemas financeiros não acabem, existem algumas coisas que todo mundo pode fazer que podem ajudar a diminuir o valor da conta de energia

E se você deseja saber o que é preciso para diminuir o valor da sua conta de luz mensal, continue lendo este artigo e veja algumas dicas que podem te ajudar a minimizar os gastos e evitar que você e sua família sofram uma crise financeira gerada pelo aumento da conta de energia elétrica. 

Por que a conta de luz está aumentando?

Como mencionado, um dos motivos por trás do aumento da conta de luz é a crise econômica do país, mas existem outras razões para este aumento que vão muito além da crise econômica. 

O Brasil tem enfrentado a pior crise hídrica dos últimos 20 anos, e os principais reservatórios hidrelétricos do Sudeste e do Centro Oeste do país estavam com apenas 21,57% de suas capacidades ocupadas, o que mostra uma quantidade de reserva de água extremamente baixa.

De acordo com alguns especialistas, essa baixa se dá por conta de três fatores principais: o aquecimento global, o desmatamento e o fenômeno natural La Niña, o qual acontece todos os anos. 

O aquecimento global é algo que já está acontecendo há muito tempo, mas a cada ano que passa é possível ver cada vez mais os danos que ele está causando na natureza e na humanidade.

Com o desmatamento é a mesma coisa, apesar de que entre agosto de 2020 e julho de 2021 foi registrado o segundo maior índice de desmatamento na Amazônia dos últimos tempos, levando em consideração do ano de 2015 até 2021.

Por conta do desmatamento da Amazônia e dos efeitos do aquecimento global, o fenômeno La Niña aconteceu de forma ainda mais forte este ano, o que só ajudou a piorar ainda mais a crise hídrica do país. 

Todos estes acontecimentos juntos provocaram o aumento da conta de luz desde maio, quando a bandeira não estava mais no amarelo, mas sim no vermelho, onde continua desde então.

Alternativas para pagar menos

Os aumentos constantes na conta de luz assustam bastante, principalmente porque a tendência é que os números continuem a subir, ao invés de abaixar como seria o ideal. Por essa razão, muitas pessoas estão procurando formas de diminuir os gastos elétricos em casa para pagar um valor mais baixo no início do mês. 

E para te ajudar com isso, veja agora algumas dicas simples que você pode aderir para começar a pagar um valor mais baixo na sua conta de luz e não sofrer tanto com o aumento de valores.

Eliminar gastos excessivos

Existem alguns gastos bem desnecessários que são muito simples de evitar e que ajudam a diminuir de forma significativa o valor final da conta de luz. Não deixar o microondas e carregadores de celulares na tomada, por exemplo, diminuirá muito o valor da conta.

Evitar deixar o chuveiro na maior temperatura também ajuda a diminuir o valor da conta, assim como deixar o aquecedor ligado apenas enquanto você está no ambiente e, assim que atingir a temperatura ideal, desligar. O mesmo vale para o ar condicionado.

Consertar aparelhos que estão consumindo mais

Eletrodomésticos muito antigos ou quebrados também aumentam bastante o consumo de energia elétrica, o que causa um grande aumento na conta de eletricidade. Por conta disso, o ideal é substituir ou consertar os aparelhos que estão demonstrando consumir muita energia.

Usar energia solar

Por fim, aderir a energia solar também pode ajudar a diminuir bastante a sua conta de luz, dado que essa é uma fonte de energia sustentável e que possui um ótimo custo benefício. Alguns especialistas na área dizem que a economia pode ser de até 95%.