Dicas para liderar uma equipe de vendas

Como liderar uma equipe de vendas?

O setor comercial é um dos mais importantes dentro de uma empresa. Isso porque todos os outros departamentos dependem das ações dessa área para funcionarem perfeitamente. 

A equipe de vendas faz muito mais do que vender, ela impacta diretamente o faturamento da organização, a quantidade de atividades a serem realizadas pelos profissionais, se há a necessidade de contratações ou demissões, entre outros aspectos.

Ou seja, impacta tudo de forma direta. Sem vendas não há clientes e sem eles, não há negócios. Simples assim! Desta forma, o departamento de vendas está sempre em evidência dentro das organizações.

Todos os olhos estão voltados para ele. Por isso que os profissionais dessa área precisam ser excelentes, de alta qualidade e performance. Além de ter vendedores incríveis, as empresas precisam de líderes e gestores eficientes nessa área.

Afinal, são eles que motivam, traçam estratégias, metas e criam um fluxo de trabalho para a equipe de vendedores. Sem estes cargos de liderança, todo o resto também sofreriam impactos complicados. 

No entanto, sabemos que liderar não é uma tarefa fácil. Cada profissional tem sua bagagem, personalidade e formas de trabalhar diferentes. Por isso, o líder pode ser extremamente qualificado, no entanto, ter dificuldades em liderar um time.

É muito comum. Por isso, tendo em mente a importância da área e o grande desafio que é ser líder, daremos algumas dicas de como liderar uma equipe de vendas – que muitas vezes, é mais desafiador do que lidar com times de outros setores.

Acompanhe!

 

Confira dicas na prática de como liderar uma equipe de vendas

Liderar uma equipe de vendas não é fácil. Muitos acreditam que vender é um dom ou talento, entretanto, assim como qualquer outra profissão, para ser um bom vendedor, as pessoas precisam estudar bastante.

Existem diversas técnicas de vendas diferentes, o vendedor precisa entender pelo menos um pouco sobre comportamento humano, além de que vender por telefone é completamente diferente do que as vendas presenciais.

Vender, portanto, é difícil, mas fundamental para a sobrevivência de todo e qualquer empresa. Ou seja, tanto o líder quanto os vendedores, sentem uma grande responsabilidade em suas mãos – ou deveriam.

Liderar uma equipe de vendas não é colocar metas altas e esperar que os profissionais as atinjam – muito pelo contrário. Ser um bom líder de vendas está relacionado a uma gestão estratégica do time.

É conhecer cada profissional e entender os pontos positivos e negativos deles. É, acima de tudo, se autoconhecer para compreender como conseguirá guiar um time rumo ao sucesso.

Entenda ao longo do conteúdo, como liderar uma equipe de vendas de alta performance. Embora seja um desafio, ser líder de um setor em evidência, o (a) coloca em destaque na organização.

Se você se sair bem, terá grandes oportunidades no futuro. Acompanhe!

 

Motivação é a palavra-chave

Um dos principais desafios dos líderes de vendas é fazer com que seu time se mantenha motivado. Quando uma equipe não está motivada, a produtividade cai, os profissionais não se esforçam ao máximo e, consequentemente, o rendimento em conjunto cai.

Assim como os resultados. Sendo assim, saber motivar a equipe é fundamental. Como fazer? O ideal é fazer com que os profissionais se sintam valorizados pela empresa.

Além de colocar metas realistas e bônus interessantes, é legal proporcionar treinamentos de vendas, cursos, palestras, dar feedbacks sobre as atividades, entre outras ações no dia a dia que os façam se sentir importantes para a organização e o time.

 

Crie um ambiente organizacional positivo

Um ambiente organizacional positivo impacta diretamente no modo como cada um trabalha e na produtividade da equipe. Um clima harmonioso, leve e que todos estejam dispostos a ajudar uns aos outros torna o dia a dia mais agradável e em consequência, produtivo.

Para isso, dinâmicas em grupos, cafés da manhã, almoços em conjunto, entre outras dicas, podem ajudar. Assim as pessoas podem se conhecer melhor e criar laços profissionais – e até mesmo pessoais – que tornem o trabalho em grupo mais harmonioso.

 

Realize uma liderança estratégica

Um bom líder de vendas precisa pensar e agir estrategicamente. Então, é fundamental que tenham uma visão macro do que está acontecendo no mercado para conseguir estruturar uma equipe de alta performance.

Ou seja, ficar de olho nas tendências do mercado, inovações, surgimento de tecnologias que vão ajudar a equipe, economia do país e do mundo, o que a concorrência está fazendo, entre outros aspectos. 

 

Uma dica: aposte em mentorias de liderança

Que tal aprender a liderar com um profissional que já é líder comercial há anos? Seria muito mais simples. É exatamente isso que a mentoria de liderança em vendas proporciona.

O ideal é que os profissionais estejam sempre atualizados e estudando, conhecimento nunca é demais. Uma forma de entender mais o mercado, compreender técnicas de liderança e aprender a superar desafios comuns do dia a dia, é por meio da mentoria.

Esse serviço se dá pelo acompanhamento (semanal, quinzenal ou mensal) por um líder com bastante experiência no mercado. É a relação entre mentor e mentorado, a qual traz diversas vantagens.

O mentorado terá conselhos de como agir na rotina, como superar determinado problema, como se adiantar a questões que podem surgir, entre outros tipos de ajuda.

São conselhos valiosos de alguém que já passou por tudo isso, os quais podem alavancar uma carreira e se tornar um líder de destaque!

Ser um bom líder em vendas é desafiador, porém, totalmente possível. Basta se esforçar, ter inteligência emocional e muito conhecimento na área. O sucesso é certeiro!