A maioria das pessoas que pensam em economizar com gastos de energia mensalmente, consideram a instalação de um sistema de energia solar, mas muitos ainda têm dúvidas quanto às manutenções que devem ser feitas e qual o custo desses serviços.
Afinal, assim como qualquer outro equipamento, os painéis fotovoltaicos que alimentam os sistemas de energia solar precisam de manutenção, já que essas placas ficam sobre o teto das construções, recebendo a incidência dos raios solares para fazer a transformação da energia.
Abaixo, vamos entender melhor sobre o funcionamento desse sistema e falar sobre a manutenção dele também.
O que é um sistema de energia solar?
Todas as residências, empresas e até mesmo vias públicas precisam de eletricidade para gerar iluminação, ligar eletrodomésticos, entre outros inúmeros benefícios que a energia elétrica traz para a vida humana.
Mas, a maior parte da energia consumida no Brasil é produzida em hidrelétricas que dependem de diversos fatores para funcionar, como a presença de chuvas e, dessa forma, ficamos sujeitos a preços altos na conta mensal em tempos de seca.
O sistema de energia solar é a melhor opção para nós, brasileiros, produzirmos energia elétrica de forma sustentável e econômica para quem paga as contas.
Isso é possível porque, como o nome diz, a fonte dessa energia é inesgotável: o sol.
O sol emite raios que atingem placas com células fotovoltaicas que, por sua vez, produzem a movimentação de fótons (pequenas partículas de luz) e, estes, geram a energia elétrica que é distribuída por cabos ou de forma térmica para aquecer líquidos em cisternas.
Como é feita a manutenção de um sistema fotovoltaico?
Sabendo que o sistema de energia solar conta com placas fotovoltaicas localizadas em cima do telhado das residências, fica a questão sobre como fazer a manutenção desse sistema.
Primeiramente devemos conhecer a região em que moramos, já que onde há maior incidência de chuvas fortes, a manutenção pode demorar mais tempo para ser realizada, já que a própria água das nuvens faz esse trabalho.
Mas, em regiões mais secas, onde a poeira está muito presente, a limpeza deve ser realizada a cada seis meses, mas, vamos falar o passo a passo para fazer a manutenção sem correr riscos desnecessários, logo abaixo:
- Primeiramente, devemos tomar muito cuidado ao subir no telhado para não correr nenhum risco de queda durante a limpeza;
- Depois, temos que ter todo o cuidado de não fazer nenhum peso sobre as placas, pisando somente nas telhas da casa mesmo;
- Por último, passamos um rodo com um pano bem molhado ou alguma vassoura com cerdas muito macias, para evitar o atrito que poderia danificar as células fotovoltaicas.
Além disso, o recomendável é fazer a limpeza em dias nublados, visto que o painel absorve a energia solar muito rápido e, por isso, quando limpamos em dias limpos, a água evapora muito rapidamente.
Qual é o valor da manutenção de um sistema de energia solar?
O valor da manutenção de um sistema de energia solar pode variar bastante de uma região para outra, porque alguns estados, como dissemos anteriormente, recebem mais chuvas durante o ano e, isso traz economia para o bolso dos proprietários.
Mas, a média calculada para esse serviço é de 0,5% do valor inicial do investimento, pois, o preço é cobrado por cada placa, então, uma casa gastará muito menos manutenção do que um galpão logístico, por exemplo.
Por exemplo, se a pessoa investiu 1000 reais em um painel solar, o custo de manutenção dessa placa é, em média, 5 reais somente, ou seja, praticamente nada o custo para manter um painel solar funcionando perfeitamente
Quando a limpeza dos painéis fotovoltaicos deve ser feita?
Como dissemos anteriormente, a limpeza varia de uma região para outra por causa do clima de cada parte do país.
Ou seja, locais mais chuvosos tendem a manter os painéis mais limpos por causa da queda d’água sobre essas peças.
Enquanto locais mais secos, costumam exigir uma limpeza mais constante, já que, nesses locais, a poeira e a fuligem sujam muito rápido os painéis, impedindo que as células fotovoltaicas recebam completamente a luz solar.
Na maioria das vezes, essa sujeira que pode ser poeira, galhos e até mesmo dejetos de pássaro resultam em uma queda de 5% na eficiência energética dos painéis em estados mais chuvosos, enquanto em locais com menor incidência de chuvas, essa taxa sobe para 20% a menos de eficiência energética.
Sabendo disso, então, devemos estar sempre limpando painéis em locais em que a poeira é muito presente, visto que, o que buscamos em um painel solar é a sua eficiência em transformar a energia do sol em eletricidade.
E, portanto, o que citamos é muito importante, visto que as pessoas ainda se perguntam muito sobre essa nova geração de energia elétrica que, por sua vez, é a melhor opção na busca por sustentabilidade.