Buscando exemplos de eventos escolares para investir na sua escola e assim aproximar a comunidade do ambiente estudantil? Então não deixe de conferir a nossa lista com todas as dicas que separamos para você.
Afinal, entendemos que este tipo de evento é muito importante para os estudantes, corpo docente e para própria comunidade como um todo. Por isso, elencamos possibilidades fáceis de serem colocadas em prática, e que podem ser planejadas a partir de hoje!
7 exemplos de eventos escolares
Os exemplos de eventos escolares que selecionamos podem ser planejados sem grandes investimentos. Isto é, tratam-se de eventos que podem ser incluídos na rotina estudantil de uma forma relativamente prática.
Veja as possibilidades disponíveis e invista na que fizer mais sentido para a sua comunidade escolar:
1. Feira das profissões
A feira das profissões é muito rica e pode render grandes conhecimentos para os alunos. Neste tipo de evento você pode convidar profissionais das mais diversas áreas para apresentar a sua profissão, seu trabalho, rotina, etc.
Inclusive, esses profissionais podem ser os próprios familiares dos alunos! Assim, há um incentivo a mais para as famílias se aproximarem, ao mesmo tempo em que muitas profissões vão sendo analisadas e conhecidas.
2. Dia da família
O dia da família também é um dos principais exemplos de eventos escolares. Afinal, neste tipo de ocasião é possível criar diversas programações.
Você pode incluir um bazar da escola, oferecer lanches, fazer uma verdadeira festa, um dia de cinema em família, gincana, enfim! O que não faltam são possibilidades de comemorar e enaltecer o amor familiar no ambiente escolar.
3. Festas de datas comemorativas
As festas feitas em datas comemorativas também costumam chamar bastante a atenção do público e da comunidade escolar.
Por isso, capriche em datas como dia das mães, dos pais, avós, dia do estudante, dos professores, festa junina, e assim por diante. E não se esqueça de incluir o aniversário da instituição nessa história, hein?
4. Feira do conhecimento
A feira do conhecimento é um daqueles exemplos de eventos escolares que instiga o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Nesta feira é possível permitir que os alunos preparem apresentações completas sobre o tema que acharem mais interessante. Assim, eles se sentirão parte de algo maior, enquanto estudam em grupo e constroem um trabalho rico.
5. Feira da leitura
A feira da leitura é perfeita para instigar o interesse pela literatura. Você pode fazer com que a biblioteca da escola venha parar no ginásio! Assim, uma festa da leitura pode ser desenvolvida.
Enquanto as crianças lêem e folheiam os livros, elas também podem se divertir, conversar com os colegas, falar sobre os temas que mais gostam de ler, etc.
6. Feira de ciências
A feira de ciências é outro dos exemplos de eventos escolares que costuma funcionar muito bem.
Com a ajuda dos professores, os alunos podem desenvolver uma série de projetos diferentes. Depois de pronto, esses projetos são apresentados em estandes espalhados pela escola.
Assim, os visitantes (que podem ser os familiares) avaliam todos os projetos, conversam com os alunos, ouvem as apresentações, etc.
7. Palestras e rodas de conversa
As palestras e as rodas de conversa também são bastante convidativas. Inclusive, é possível inserir palestras sobre temas em alta, para que os alunos fiquem por dentro de conteúdos importantes.
É o caso da conscientização do câncer de mama em outubro, por exemplo. Ou a conscientização sobre saúde mental, no setembro amarelo. E assim por diante.
O ideal é trazer temas relevantes para a rotina dos alunos, ao mesmo tempo em que une a educação com a proximidade da família.
Como preparar a escola para os eventos?
Até aqui você já pôde acessar uma série de exemplos de eventos escolares, certo? Mas, como prepará-los da melhor forma? O que deve ser analisado para ter o melhor resultado possível?
Abaixo damos algumas dicas que ajudam você a tornar essa empreitada bem-sucedida. Veja:
1. Decoração temática
A decoração do ambiente precisa ser bem pensada. Inclusive os próprios alunos podem auxiliar nesta atividade.
Ao longo dos dias letivos, alguns minutos do dia podem ser usados para que as crianças auxiliem na decoração do espaço onde você colocará em prática um dos exemplos de eventos escolares.
Assim, todo mundo participa do processo do início ao fim, aumentando as chances de engajamento.
Afinal, as crianças vão amar mostrar para a família toda a infraestrutura que elas ajudaram a montar, não é mesmo?
Por isso, permita que os pequenos coloquem a mão na massa e criem um espaço bem decorado para este dia especial.
2. Conforto dos alunos
O conforto dos alunos também deve ser levado em conta. Por exemplo, no caso da feira da leitura, comprar carpete para colocar no chão pode ser essencial para que as crianças possam se sentar enquanto lêem.
Além disso, cadeiras, mesas e outros itens que deixem o espaço mais aconchegante também são bem-vindos. Pois dessa forma o ambiente ficará muito mais convidativo, e também fugirá daquela imagem convencional da escola, que as crianças já estão acostumadas a ver todos os dias.
3. Alimentação
Se possível, invista em algum tipo de lanchinho que possa ser oferecido para as crianças. Especialmente se você colocar em prática um dos exemplos de eventos escolares focados em festas, o ideal é que a alimentação não falte.
Inclusive, caso o orçamento escolar esteja mais curto, você também pode oferecer a possibilidade de as crianças levarem lanchinhos para fazer piquenique com os amigos, no gramado da escola.
Esse tipo de confraternização poderá deixar o momento mais saboroso, divertido e agradável.
4. Divulgação do evento
Não se esqueça de fazer uma boa divulgação do seu evento!
Além de enviar o famoso “bilhete para casa”, peça para que as crianças ajudem a fazer cartazes e panfletos que serão espalhados pela escola.
Inclusive, vale solicitar que as crianças façam algumas artes de divulgação para serem publicadas na internet.
Acredite, o engajamento que isso poderá gerar é muito incrível. E nós temos certeza que todo mundo irá amar!