Hotéis e escritórios de coworking: esses híbridos são o futuro dos hotéis?

Os hotéis atendem aos trabalhadores modernos e deixam os centros de negócios tradicionais para trás.

Hotéis e escritórios de coworking, o futuro?. Hoje trazemos para vocês uma notícia publicada antes da pandemia na REDE DE HOTÉIS, mas que traz muitas ideias sobre a hibridização Coworking – Hotel, e alguns hotéis pioneiros nesta tendência.

Os escritórios de coworking não são novidade hoje, embora estejam se tornando mais populares à medida que mais trabalhadores adotam trabalhos flexíveis que não ditam um local específico, e mais e mais startups estão procurando construir seus negócios rapidamente.

Porém, o que menos se vê é a combinação de escritórios de coworking dentro dos hotéis, mas isso, ao que parece, está mudando. Olhando para a popularidade desses espaços e com quem eles se tornaram populares , pode não ser difícil ver por que a indústria da hospitalidade está começando a se adaptar.

Os utilizadores dos escritórios de coworking tendem a ser a geração mais jovem, que prefere a flexibilidade no local de trabalho e que, na maioria das vezes, procuram viagens e emoção na forma como trabalham. A configuração empresarial e colaborativa desses escritórios da nova era também permite que os funcionários se conectem facilmente com pessoas com ideias semelhantes, estabelecendo uma experiência perfeita onde o trabalho pode ser combinado com atividades sociais, networking e muito mais.

Tradicionalmente, isso não é algo que você esperaria encontrar em hotéis, mas conforme as necessidades de estilo de vida e os avanços tecnológicos mudam, mais e mais hotéis estão abandonando o modelo de centro de negócios tradicional para acomodar uma nova onda de trabalhadores móveis. Esses espaços não só abrem os hotéis para novos públicos e a comunidade, mas, ao cobrar uma taxa, podem gerar renda, aproveitando o espaço existente e ativando economias de escala lucrativas. A receita flui para outras áreas do hotel também, como restaurantes, lojas no saguão, cafeterias e muito mais, à medida que os visitantes procuram explorar as instalações e ficar sob o mesmo teto.

 

Hobo, Estocolmo

O Hobo Hotel em Estocolmo não se apresenta como um hotel simples, mas como um novo hotel de design que acolhe tanto profissionais como visitantes. Seu nome é até baseado no estilo de vida viajante da América dos anos 1930, e “vagabundo” significa uma pessoa atenciosa e curiosa, que se vê como um cidadão do mundo.

No site do hotel, Hobo é apresentado como “um ponto de encontro, um local de trabalho, um escritório ou apenas um lugar agradável para visitar e sair”. Então ele diz: “E obviamente você também pode ficar aqui. Dê uma olhada em nossos 201 quartos de hotel incríveis, todos carregados com dispositivos úteis que você pode emprestar durante a sua estadia. ”

 

Quanto aos motivos pelos quais o hotel incentiva os funcionários, o CEO Mattias Stengl diz que todo o espírito da Hobo é fazer parte da comunidade.

 

Hotel Schani Viena, Áustria

Em Viena, o Hotel Schani Wien combina tradição com uma forma moderna de receber membros da comunidade e hóspedes. Localizado em frente à estação ferroviária central de Viena, este hotel moderno capitalizou a ideia de combinar um café vienense tradicional com instalações de trabalho modernas.

Para isso, integraram ao átrio do hotel um escritório de coworking que inclui doze mesas. Os hóspedes do hotel podem usar o espaço gratuitamente, e os moradores podem escolher entre um passe de coworking de 10 ou 30 dias (90 e 150 euros) ou alugar uma mesa de coworking por 190 euros por mês. Os colegas de trabalho são incentivados a se inscrever no boletim informativo do hotel como um ponto de contato adicional.

A Diretora de Relações Públicas e Marketing do hotel, Anita Komarek, afirma que desde que o escritório de coworking foi lançado, há três anos, ele teve um impacto muito positivo no hotel. “Nosso lobby nunca está vazio e está se tornando cada vez mais popular entre os hóspedes e habitantes locais. Em média, vendemos até 20 passes de coworking por vez e usamos 1 ou 2 mesas fixas. Os nossos hóspedes gostam da tecnologia que oferecemos e adoram o ambiente que se respira ao chegar ao hotel; em nossa opinião, o coworking é a resposta às novas demandas de trabalho. ”

 

Hotel Tryp by Wyndham, Dubai

O Tryp by Wyndham Hotel, localizado em Barsha Heights, Dubai, também oferece um escritório de coworking dentro do hotel. O escritório de coworking “NEST” oferece aos hóspedes e não-hóspedes passes por horas, dias ou meses (por uma taxa), para colocar em dia o trabalho com pessoas com interesses semelhantes em um espaço criativo. O espaço oferece sofás, mesas, escrivaninhas e diversos ambientes para trabalhar. Os hóspedes que não são do hotel (como parte da tarifa) também podem acessar as instalações do hotel, da piscina à academia, e descontos no restaurante do hotel, ajudando a manter os não hóspedes no edifício.

A gerente do hotel Joella Moore explica porque o hotel incluiu o NEST, uma vez que está localizado em Barsha Heights, em Dubai. “Este foi um dos fatores-chave para incluir o NEST no hotel: este bairro ultramoderno e dinâmico está focado em estimular uma comunidade interativa em torno de empreendedores, freelancers e empresas. Como resultado, o NEST foi projetado dentro do hotel para atender às necessidades do trabalhador moderno ”, diz Moore.

E acrescenta que desde a sua inauguração teve um impacto muito positivo no hotel, tanto do ponto de vista da comunidade como do ponto de vista da receita. “Em menos de seis meses, tornou-se o lugar ideal para empresários locais e viajantes internacionais de negócios. Além disso, o público do NEST gerou uma receita substancial para os restaurantes, bares e quartos do TRYP Dubai, resultando em um maior retorno sobre o investimento em marketing,

divulgação da marca e cobertura da mídia, criada pela programação de eventos da NEST para o hotel ”, acrescentou.

Embora os escritórios de coworking dentro dos hotéis possam não servir a todos os hóspedes ou a todos os hotéis, é claro que um senso de comunidade é alcançado abrindo áreas comuns e encorajando os residentes locais a usarem as instalações como um hub.

Novos espaços estão surgindo em todo o mundo, incluindo um hotel que cobrimos no The Hotel Stories há duas semanas: o New Esplanade Hotel em Perth . O novo visual do hotel, que abrirá suas portas neste verão após uma extensa reforma, incluirá um dos escritórios de coworking mais flexíveis da cidade. O motivo de sua inclusão? Como parte fundamental da nova estratégia do hotel para se restabelecer como parte vital da comunidade.

O nono andar do hotel será ocupado por um espaço de trabalho coletivo dedicado 24 horas, projetado para que hóspedes e moradores locais possam se reunir para trabalhar, se encontrar, encontrar inspiração e socializar. Na verdade, todo o hotel foi projetado para atuar como um ponto central para a comunidade local, com um lobby 24 horas, áreas comuns confortáveis, um bar na cobertura e um café que receberá não hóspedes.

Por: https://beeworkrp.com.br/