COMO USAR A GAMIFICAÇÃO EM PROJETOS DE NEGÓCIOS

A gamificação é uma estratégia de marketing utilizada em contextos não estritamente relacionados ao jogo em si , apesar da ampla utilização de elementos oriundos do mundo dos jogos.
Essa técnica de marketing é aplicada para atingir um determinado objetivo por meio do engajamento do usuário .

Vamos ver agora como aplicá-lo em projetos de negócios.

QUAL É O OBJETIVO DA GAMIFICAÇÃO?

O objetivo das técnicas de marketing, em geral, é fidelizar os clientes para vender-lhes determinados produtos.

Portanto, mesmo a gamificação, enquadrando-se nestes, prevê o envolvimento do usuário para que a campanha de vendas não se torne monótona e banal.

Um exemplo bastante simples de gamificação pode ser aquele relacionado a uma coleção de pontos ativados em uma loja que, ao atingir um determinado limite, permite que o usuário receba uma recompensa. 

Neste caso, o cliente, para obter o prémio, terá de efetuar várias compras que lhe permitirão avançar para o patamar sonhado. 

Ao atingir a meta, a loja terá registrado um aumento nas vendas e o cliente aparecerá duplamente satisfeito: primeiro porque fez compras; segundo, na medida em que ele mesmo obteve um produto adicional com suas compras.

Voltando aos méritos da gamificação, não pode deixar de sublinhar que com esta técnica será possível consolidar o interesse ativo de clientes já fidelizados e conquistar novos utilizadores.

Para desenvolver uma atividade de gamificação correta, é essencial projetar uma campanha que envolva o usuário de forma simples e intuitiva .

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Outro elemento que não deve ser subestimado é aquele ligado à criatividade : por exemplo, um texto banal, imagens mal conservadas e um “jogo” muito elementar podem ter um impacto desfavorável na campanha publicitária.

Basicamente, para alcançar a gamificação efetiva, é preciso criar uma dinâmica de jogo que represente, antes de tudo, a empresa, portanto, sua marca, e que aguce a curiosidade de quem já é cliente, bem como de quem ainda não eles são leais.

QUAIS SÃO OS PONTOS A TER EM MENTE AO APLICAR UMA TÉCNICA DE MARKETING COMO A GAMIFICAÇÃO?

Ao aplicar a técnica de gamificação, você terá um processo motivacional envolvente para o usuário: um processo que levará o cliente à fidelização, a uma maior predisposição para comprar aquela determinada marca.

É importante ter em mente que com a gamificação , os clientes terão que ser estimulados e não forçados a comprar, por isso é necessário cuidar do aspecto lúdico da campanha de marketing implementada.

Por fim, o processo de gamificação deve ser estimulante, no sentido de que deve atrair os clientes para o desafio : como resolver um quiz para ganhar um produto grátis, ou tentar a sorte com raspadinhas.

CAMPOS DE APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO

A atividade de marketing percorre não só a forma tradicional, portanto através de uma coleção clássica de pontos frequentemente implementados em centros comerciais, mas também através das redes sociais.

A utilização de dispositivos móveis permite que qualquer marca consiga fidelizar os seus clientes através da utilização de aplicações dedicadas aos mesmos.

Pense nos concursos criados por empresas de roupas esportivas , que por meio de um aplicativo estimulam seus clientes a participar do desafio, a obter créditos e pontuações que dão direito a descontos personalizados ou produtos gratuitos.

Observou -se que técnicas de marketing como a gamificação têm efeitos positivos a longo prazo, especialmente quando integradas a dispositivos móveis e ferramentas sociais