CONQUISTAR UM CLIENTE RESPONDENDO ÀS SUAS NECESSIDADES

Grande parte da concorrência e das estratégias de marketing são usadas para capturar a atenção do cliente e retê-lo. Não basta ter um bom produto e se promover, é preciso estudar o target e construir um caminho de comunicação que possa realmente conquistá-lo. 

Uma maneira de entrar na mente e no coração de um cliente é responder às suas necessidades. Uma pessoa, de fato, sempre adquire uma resposta à sua necessidade. 

Ao pensar em necessidades, a primeira coisa que vem à mente é a Pirâmide das Necessidades de Maslow: com este sistema foram identificadas várias necessidades desde as básicas até as de auto-realização. 

As necessidades identificadas por Maslow são fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de estima e de autorrealização. 

Essa representação feita por Maslow pode ser útil, mas é necessário aprofundar o estudo com necessidades ligadas a características e reações que dizem respeito à esfera emocional.

Uma forma interessante de entender as necessidades do cliente é o uso de mapas de empatia.

>O que é marketing de conteúdo e para que serve?

empre adquire uma resposta à sua necessidade. Ao pensar em necessidades, a primeira coisa que vem à mente é a Pirâmide das Necessidades de Maslow: com este sistema foram identificadas várias necessidades desde as básicas até as de auto-realização. 

As necessidades identificadas por Maslow são fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de estima e de autorrealização. Essa representação feita por Maslow pode ser útil, mas é necessário aprofundar o estudo com necessidades ligadas a características e reações que dizem respeito à esfera emocional.

Uma forma interessante de entender as necessidades do cliente é o uso de mapas de empatia.

INVESTIGUE NECESSIDADES COM MAPAS DE EMPATIA

Um excelente método para investigar e definir o cliente de acordo com suas necessidades são os mapas de empatia. Esses mapas ajudam você a se colocar no lugar das pessoas e ter uma visão das coisas e situações do ponto de vista delas. 

Este mapa investiga o que um indivíduo vê no ambiente, o que ele se abre, quais podem ser seus medos e preocupações. Para obter um resultado útil, a primeira coisa a fazer é decidir o contexto da investigação : por exemplo, você está assumindo uma situação geral ou uma situação específica, como navegar em um site?

Depois de escolher o cenário inicial, você começa a se identificar com o cliente através de 4 focos principais: o que ele vê, o que ele sente, o que ele pensa, o que ele ouve, como ele age.
Por exemplo: o que a pessoa X vê quando está nessa situação? 

O que você ouve talvez das pessoas ao seu redor, de que informações você recebe ou sofre? O que ele faz nessa situação ou em sua rotina? O que você sente, o que você pensa?
Além desses focos, há também duas outras áreas de investigação sobre o que o preocupa e o que o faz sentir-se bem.
Este método não substitui a coleta de dados e outras informações, mas é um método de investigação mais semelhante ao lado humano do alvo.

RESPONDER ÀS NECESSIDADES TAMBÉM SIGNIFICA USAR DADOS

Quando falamos em satisfazer as necessidades do cliente, não estamos falando apenas da fase de construção do cliente ideal, mas também dos clientes adquiridos que devem ser fidelizados e são uma excelente fonte de dados para a elaboração de estratégias comerciais e de comunicação.

Um departamento de atendimento ao cliente confiável e preparado e um bom CRM são essenciais para encontrar dados e informações sobre as necessidades dos clientes. As políticas de relacionamento humano , disponibilidade, resolução de problemas são ferramentas não só para manter o relacionamento entre empresa e cliente, mas também uma forma de investigar os clientes . 

Por fim, CRM e bancos de dados ajudam a implementar os dados e organizá-los de forma racionalestudar os vários segmentos de clientes para planear promoções, campanhas, newsletters, eventos e até futuros produtos desenhados a partir das informações recolhidas.