A chegada de um novo bebê sempre traz alegria e muita ansiedade. Ela traz esperança de dias melhores, uma perspectiva otimista sobre o futuro, e para muitos é a realização de um sonho, o sonho de vivenciar a maternidade e a paternidade em sua forma mais genuína.
Nos preparamos em muitos sentidos para a chegada de um novo membro na família, e arrumar o quartinho é uma forma de materializar sua chegada e torná-la ainda mais prazerosa e feliz. Algumas pessoas têm algumas dúvidas de como limpar o quarto do bebê corretamente antes e depois de seu nascimento, por isso preparamos um artigo para te ajudar nesse sentido.
Quando limpar o quarto do bebê?
Durante a gestação muitas mulheres ficam ansiosas, seja pelo momento do parto, como será a amamentação, a rotina com o bebê, e uma forma de canalizar essa ansiedade é adiantando os preparativos para o dia de voltar para a casa com um bebê nos braços. Mas qual o melhor momento para isso?
Antes do nascimento
Um bom momento para limpar o quarto do bebê é por volta das 30 semanas, pois é no segundo trimestre da gestação que a mulher se sente mais disposta, afinal ela já superou o período dos enjôos e ainda não atingiu a exaustão do terceiro trimestre. Mas, é claro, peça ajuda e não exagere. Faça conforme o seu limite, não se esforce muito e respeite seu corpo, se necessário faça uma coisa por dia, até deixar o quarto da forma que desejar.
Depois do nascimento
Após a chegada do bebê, o ideal é limpar o quarto uma vez por semana, ou a cada 15 dias. O bebê, em seus primeiros meses de vida, ainda não fará bagunça como brinquedos espalhados pela casa, paredes ou móveis riscados, mas trocará fralda a cada duas horas em média e muitas roupas vão se sujar. Então, para manter o ambiente sempre em ordem, tirar o lixo e recolher as roupas para lavagem, o ideal é fazer essa limpeza uma vez por semana.
Passo a passo para fazer a limpeza corretamente
Trouxemos aqui um modelo de passo a passo que você pode seguir na hora de limpar o quarto do seu bebê.
Aspire todo o local
Comprar um bom aspirador após a chegada do bebê pode ser um divisor de águas em sua maneira de fazer a limpeza do ambiente. Além de trazer praticidade e permitir que você faça a limpeza embaixo dos móveis sem precisar tirá-los do lugar, o aspirador permite que a limpeza seja feita sem que a poeira se espalhe e vá parar em cortinas, ou em cima dos móveis.
Recolha os objetos que estão caídos no chão como brinquedos, fraldas ou peças de roupas, ou objetos que vão ser descartados, mas são incapazes de serem recolhidos pelo aspirador, e aspire todo o ambiente, inclusive embaixo do berço, do guarda-roupa ou cômoda, e até o tapete que está no chão.
Retire lençóis, fronhas e cobertores
Após isso, retire toda a roupa de cama: lençóis, fronhas e cobertores que estiverem no berço. Coloque-os para lavar juntamente com as roupas do bebê e lave-os com um sabão hipoalergênico, indicado para peças mais sensíveis. Isso evitará que seu bebê desenvolva alguma alergia proveniente do sabão ou do cheiro forte dos produtos. Se possível, coloque o colchão do berço exposto ao sol por alguns minutos para impedir a proliferação de ácaros e fungos que podem causar mal ao seu bebê.
Passe um pano úmido em todos os móveis e objetos
Reserve um pano umedecido em água ou algum produto próprio para limpeza e passe sobre os móveis do quarto e em objetos como trocador, banheira, cômoda ou poltrona de amamentação, de forma que o ambiente fique completamente livre de poeira.
Limpe um chão com um pano úmido
Depois de limpar os móveis com um pano úmido e remover a sujeira sobre eles, passe um pano úmido no chão, e se desejar acrescente algum desinfetante de sua preferência, mas lembre-se de usar os que possuem cheiro suave, para não causar irritação ou reações adversas no bebê posteriormente.
Coloque roupas de cama limpas
Quando o chão e os móveis já estiverem limpos, coloque roupas de cama previamente lavadas sobre o berço. Coloque lençol sobre o colchão e uma fronha limpa no travesseiro, e reserve um cobertor para a hora do soninho de seu bebê.
Abra as janelas para ventilar
E para finalizar, abra as janelas para que o ar circule no quartinho. Um ambiente ventilado é muito importante para manter a pureza do ar. Certamente isso trará conforto, e ver a luz natural entrando no ambiente fechará a sua limpeza com chave de ouro.
Esperamos que nosso passo a passo para limpar o quarto do bebê corretamente te auxilie na próxima vez em que for dedicar um tempo a esta tarefa.