Por que e como utilizar equipamentos de segurança ao utilizar ferramentas

Os cuidados com a segurança dos trabalhadores são muito importantes dentro de uma empresa e o assunto cada vez mais atenção nos debates acerca da importância dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais).

De acordo com a legislação brasileira, as indústrias devem garantir a segurança dos colaboradores que lidam com os riscos operacionais das produções fabris.

E, para isso, devem saber quais situações expõem seus funcionários ao risco de acidentes para procurar maneiras de promover a segurança dos colaboradores por meio do uso de EPIs.

O responsável pela coordenação desse setor de segurança nas empresas é indispensável para as indústrias, pois, o acompanhamento deve ser realizado constantemente dentro das fábricas para garantir que todos usem os equipamentos que garantem a segurança dos funcionários.

O que são equipamentos de segurança?

Ao realizar trabalhos dentro de uma empresa que possam oferecer riscos, o trabalhador deve contar com os equipamentos de proteção individual (EPI) e, eles são itens obrigatórios dentro das empresas que oferecem ameaças físicas para os colaboradores.

Aqui no Brasil, a utilização de EPIs é regida pela Norma Regulamentadora número 06 (NR 6), criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O nome EPI que consta neste regulamento indica que “todo dispositivo ou produto de uso individual por um trabalhador, destinado à segurança contra os riscos que ameaçam a saúde no trabalho.

Os equipamentos de segurança são bastante usados nos diversos processos produtivos de fábricas, além de atividades realizadas em lugares altos ou confinados em condições severas de trabalho.

Por que utilizar equipamentos de segurança?

Sem o uso de um equipamento de proteção individual, o funcionário se expõe a situações de perigo à saúde física em linhas de produção.

Um funcionário que não usa luvas pode se cortar ou se queimar em uma fábrica com máquinas excessivamente quentes e pode também ter a saúde auditiva completamente danificada por conta do barulho excessivo de equipamentos produtivos.

O EPI, entretanto, não pode ser a única opção para a garantia da segurança dos colaboradores. Na realidade, esses equipamentos são uma alternativa para garantir a saúde dos trabalhadores.

É preciso que uma indústria tome todas as medidas cabíveis para garantir a saúde coletiva das pessoas por meio de técnicas que garantem a saúde dos funcionários antes de partir para a proteção individual.

Ou seja, o ambiente deve garantir a saúde coletiva das pessoas, com práticas de organização promovidas pelos líderes de fabricação, já que, antes de garantir a proteção individual, a empresa deve oferecer boas condições no ambiente fabril para que as pessoas não tenham obstáculos que possam causar acidentes.

Como utilizá-los?

Existem diversos tipos de equipamentos de proteção e seus usos são variados, por isso, separamos uma lista dos tipos de EPI seguidos da forma que devem ser usados pelos colaboradores.

Capacetes

Em algumas indústrias, os trabalhadores ficam expostos a acidentes com a cabeça, podendo batê-la em obstáculos baixos e até sofrerem acidentes com a queda de algum objeto que pode cair de alguma altura que seja fatal.

Por isso, o uso de capacete é recomendado em ambientes que ofereçam riscos para os colaboradores que estão na iminência de lesões na cabeça.

Óculos de segurança

Diferentemente dos óculos comuns, as pessoas que precisam usar esses EPIs fazem isso por causa dos riscos de lesões nos olhos, já que, por serem muito sensíveis, qualquer tipo de objeto ou partícula presente no ar de indústrias pode causar lesões graves nas pessoas.

Por isso, seu uso é indicado e, se possível, deve ser combinado com máscaras para garantir a proteção de toda a face dos colaboradores.

Protetores auriculares ou fones de segurança

Um dos problemas que mais afetam a saúde dos trabalhadores é a pressão auditiva que existe nos ambientes industriais, com máquinas barulhentas e sons advindos de diversos equipamentos que trabalham em conjunto.

Por isso que, as maiores reclamações de funcionários acerca de problemas adquiridos dentro de indústrias diz respeito à perda parcial e até total da audição.

Quais ferramentas precisam do uso de equipamento de segurança e por que?

Além de conhecer os equipamentos de proteção individual, os empresários que pensam em criar indústrias de produção devem considerar as ferramentas que necessitam do uso desses equipamentos para garantir a segurança dos operadores.

Por exemplo, os capacetes devem ser usados em construções, em indústrias que trabalham com andares superiores e máquinas muito altas.

Os protetores auriculares são obrigatórios em indústrias que trabalham com altas cargas sonoras, enquanto os óculos são usados em quase todos os setores de uma empresa, já que os olhos são muito sensíveis à produção de diferentes tipos de produtos.

As luvas podem possuir diversas funções como a proteção contra cortes e até mesmo contra queimaduras, por isso, são usadas em muitos setores industriais da economia também.

Então, concluímos que a etapa mais importante para definir o uso de EPIs é a de definição dos locais que mais precisam de proteção para que nossos colaboradores trabalhem sem correr nenhum risco desnecessário.