Qual a Diferença entre Empreendedor e Empresário?

Qual a Diferença entre Empreendedor e Empresário? | Apesar de muitas pessoas não verem diferença alguma entre Empreendedor e Empresário, pelo fato dessas palavras serem muito parecidas, elas possuem significados totalmente diferentes. Veja o que nosso portal tem a dizer sobre isso.

Qual a Diferença entre Empreendedor e Empresário?

A principal Diferença Entre Empreendedor e Empresário é que o Empreendedor não precisa ter uma empresa, enquanto o Empresário sim.

Ser Empresário é uma profissão, que exige que o indivíduo tenha conhecimentos de administração, gestão, vendas, marketing, entre outras habilidades, enquanto ser empreendedor está ligado a uma ideia, uma forma de pensar e de ver o mundo.

Se pararmos e observarmos, quantas empresas estão empacadas no mercado sem perspectivas de crescimento? E tudo isso pelo fato delas não inovarem seus métodos, seja de como trabalhar, atender seus clientes ou inovar seus produtos. Quando uma atitude dessas acontece nós dizemos que faltou o Empreendedorismo para essa empresa, para esse empresário.

Empreendedor e Empresário se complementam.

O Empreendedor é o indivíduo que tem a SACADA genial que pode fazer a diferença, ele identifica a oportunidade que está “escondida” e ainda não foi descoberta ou explorada e gera riquezas a partir dessa ideia.

E a ideia não tem a necessidade de ser genial, pelo contrário, o empreendedor é o indivíduo que com uma ideia simples, porém inovadora consegue criar um negócio. E o Empresário por sua vez tem a capacidade de perpetuar essa mesma empresa e fazer com que a ideia amadureça, cresça e gere lucro.

Principais Características Do Empreendedor.

Apesar do indivíduo precisar ter características Empreendedoras e conhecimentos de um Empresário para obter grande sucesso é muito difícil que ele possua essas duas características.

Enquanto que o Empresário precisa ter as habilitadas listadas no início do texto o Empreendedor precisa ser aventureiro e apaixonante, enquanto comunica sua visão, sua grande ideia para os outros, ele precisa ter uma ousadia bem acima de média, ter uma autoconfiança e ser bem seguro daquilo que fala para convencer os outros, pois sua visão está à frente do seu tempo e muitas pessoas não conseguem enxergar o que ele está mostrando. Enquanto o Empresário utiliza de argumentos concretos de acordo com aquilo que ele analisou para convencer as pessoas.

Aliança Empreendedora.

Um ponto importante é que o indivíduo tende a alcançar o sucesso antes como empreendedor, pois uma pessoa com uma boa ideia, foco, e persistência consegue abrir seu negócio, entretanto resolver os problemas que surgem quando a empresa cresce ou tem adversidades, isso é uma qualidade do Empresário, que só é adquirida com o tempo.

O importante é que a empresa contenha essas duas figuras, alguém que pense fora da caixinha, que inove toda a empresa e a leve cada vez mais longe e por outro lado alguém que seja centrado, analítico e controle tudo.

É possível ser empreendedor e empresário, porém é muito difícil cumprir os dois papéis, por isso se você é empreendedor a ideia de se unir a uma pessoa que tem características de um empresário seria excelente e vice-versa, os dois iriam mais longe.

A Atitude Empreendedora De Uma Camareira.

Para finalizar o artigo, eu quero trazer uma história de uma visão empreendedora para você. Segundo a lenda, enquanto os tripulantes de um navio descansavam em uma das paradas que a embarcação fez, uma camareira aproveitou para fazer um curso de como fazer animais de papel através das técnicas de origami.

Após aprender as técnicas ela decidiu fazer esses animais com as toalhas que ela deixava na cama dos passageiros, ao invés de deixar as toalhas esticadas como era de costume ela as personalizava com sua técnica de origami.

Os passageiros surpresos com os simpáticos animais ao invés das toalhas dobradas como era a forma tradicional, passaram a ficar mais felizes e passaram a dar mais gorjetas para a camareira.

Com o passar do tempo a camareira ensinou as técnicas para as outras, e isso foi passando de pessoa para pessoa até que virou uma prática comum nos dias de hoje.

Levando isso em conta, a felicidade dos passageiros e o aumento das gorjetas no mundo todo podemos considerar isso uma atitude empreendedora.

Agora que você sabe qual a diferença entre empreendedor e empresário, acompanhe nossos últimos artigos do segmento.