Refeições para empresa: Por que Contratar esse Serviço?

Motivos para terceirizar os serviços de refeições para empresa | Atualmente grandes empresas têm pautado sua atuação com base na necessidade de haver uma desburocratização que possibilite reduzir custos e aumentar lucros. Nesse cenário, onde cada investimento tem de ser pensado com muito cuidado, surgem as empresas que fornecem refeições para empresas.

O negócio está pautado, principalmente, na existência dos chamados restaurantes corporativos, onde se monta um negócio nas dependências da empresa contratante, fornecendo alimentação a preço acessível para os funcionários.

A contratação de uma empresa que fornece refeições para empresa reflete positivamente ao funcionar como um catalisador de trabalho e recursos. A empresa contratante deixa de ter preocupações com verbas trabalhistas, organização de ambiente, compra de alimentos, elaboração de cardápio ou controle de qualidade, pois todas estas tarefas passam a ser responsabilidade da empresa que foi contratada para realizar o serviço.

Com isso, a empresa tende a ver diminuir suas preocupações, pois a única que permanece é a de fazer com que a contratada cumpra o que foi estabelecido no contrato.

Este tipo de contratação tem se tornado comum no país, tanto é assim que, apesar da crise financeira, o mercado de refeições tem expectativa de grande crescimento no ano de 2021.

Benefícios da contratação de serviços de refeições para empresa

A empresa que assume a responsabilidade pelo fornecimento de refeições para empresa também assume a responsabilidade pela contratação, treinamento e alocação dos empregados.

Assim, a empresa contratante, automaticamente, já passa a economizar com os valores das verbas trabalhistas e dos eventuais treinamentos que deveriam ser realizados periodicamente.

Outro fato importante é que, com a contratação da empresa, passa-se a contar com uma equipe que tem como fim específico a produção de alimentos. Quando a empresa contratante deixa de se preocupar com esta questão periférica, pode voltar seus esforços exclusivamente para a atividade-fim da empresa, seja ela qual for.

Além da diminuição de gastos e aumento de qualidade, a estrutura organizacional fica mais desburocratizada quando se tem que trabalhar com menos variáveis. Os pormenores do trabalho ficam a cargo da empresa contratada, de modo que a contratante precisa concentrar-se apenas em que o contrato seja cumprido.

O crescimento do mercado de refeições para empresas

Um dos ramos empresariais que tem se mantido firme no mercado brasileiro, apesar da grave crise política e econômica que tem atingido o país, é o mercado de refeições para empresas.

O mercado que engloba a prestação de serviços por meio de restaurantes corporativos, cestas básicas, vales, cupons e tíquetes para supermercados permanece firme no país, de tal modo que a Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas – ABERC, prevê que o mercado possui um potencial para receber 43 milhões de refeições por dia, no ano de 2021.

O aumento no oferecimento de serviços de refeições para empresas pode estar ligado diretamente a reorganização administrativa que muitas delas fizeram nos últimos anos. A otimização de recursos e a desburocratização tem sido o ponto alto das novas visões administrativas, de modo que, cada vez menos, os grandes líderes das empresas têm se contentado em voltar seus esforços para fatos que não são a atividade-fim de seu negócio.

Com a utilização destes serviços, empresas têm procurado diminuir prejuízos, aumentar recursos e dar um salto de qualidade em sua estrutura.

Por que contratar uma empresa de refeições

A contratação de uma empresa terceirizada, especializada em produzir refeições para empresas, reflete não só na estrutura organizacional, como também nos valores que a empresa lucra no fim de um ano de trabalho.

A presença da terceirizada influência em gastos, no espaço físico, na estrutura organizacional e no ambiente de trabalho como um todo.

A empresa contratante, por exemplo, pode economizar com pessoal, pois deixará de pagar os salários e encargos trabalhistas das pessoas da área. Além disso, também não será preciso investir em treinamentos, nem tampouco investir em cursos específicos para estas pessoas, pois uma vez contratada a empresa de refeições, a ela caberá enviar um profissional capacitado para realizar o trabalho.

Além disso, outra situação importante é a de substituição de profissionais. Se um dos funcionários ficar doente, a empresa que fornece os serviços de alimentação tende a substituí-lo imediatamente. Quando isso ocorre no regime de autoadministração um profissional de outra área tem de ser deslocado.

Indústria de Moveis Planejados: O Passo a Passo