O que é aditivo de radiador e quando usá-lo?

Muitas pessoas não sabem o que é aditivo de radiador e quando usá-lo, mas hoje vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Manter o carro sempre em dia, com todos os elementos necessários para otimizar seu funcionamento é muito importante, e pode evitar problemas maiores, com o passar do tempo.

Ademais, para quem tem o automóvel como principal meio de transporte, fazer esse tipo de revisão é muito importante, não só para evitar que o veículo pare de funcionar repentinamente, te deixando na mão de uma hora para outra, mas também para garantir sua segurança no trânsito.

Então, para saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar até o final para ficar por dentro de todas as informações!

O que é radiador?

É muito comum ouvir falar do radiador, quando se trata do funcionamento do carro, no entanto, muitas pessoas desconhecem a utilidade dessa peça tão importante.

O radiador é uma peça, localizada próximo ao motor, que é responsável pela troca de calor entre o ar e outro líquido.

Dentro do radiador, existem diversos canais, que permitem a passagem do ar, que é resfriado.

Existem diversos tamanhos desse dispositivo, e quanto maior ele for, mais rápida será essa troca e o motor será resfriado mais rapidamente.

O modelo mais utilizado, é o radiador por arrefecimento, que utiliza água para refrigerar o motor do carro. Mas também é possível encontrar outros modelos, que funcionam a óleo, e funcionam de forma diferente, o radiador de climatização, que fica no painel do veículo, e resfria o seu interior.

O que é aditivo de radiador?

O aditivo de radiador é utilizado para otimizar o funcionamento do dispositivo. Ele age de maneira a maximizar seu trabalho.

Sua principal função é fazer com que a água dentro do radiador, ferve quando atingir uma temperatura maior do que 100° C. Isso acelera o trabalho de resfriamento do motor.

Em contrapartida, ele também evita que esse líquido congele quando atinge temperaturas muito baixas. Esse fato pode causar mau funcionamento da peça, impedindo que ele resfrie o motor na hora certa, o que pode levar ao superaquecimento do mesmo.

Além disso, o aditivo de radiador evita o acúmulo de substâncias dentro do dispositivo, prolongando sua vida útil, bem como de todas as peças que compõem o motor do carro, e tornando o processo de resfriamento do motor mais rápido e ágil.

Ele serve também como lubrificante da bomba de água do carro, o que pode ser uma alternativa mais eficaz do que a água para prevenir o surgimento de focos de ferrugem e lubrificação das peças como um todo.

Como escolher o melhor aditivo de radiador para seu carro?

De maneira geral, o aditivo de radiador é formado por uma composição de produtos à base de etileno, mas existem opções com outros compostos e funções, disponíveis atualmente no mercado.

Essa variedade pode tornar o processo de escolha do aditivo um tanto complicado para os motoristas.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que a própria montadora do veículo especifica qual o aditivo de radiador ideal para cada modelo.

Por isso, para saber qual aditivo utilizar, basta dar uma olhada no manual de instruções, que geralmente fica no porta luvas do veículo, para saber qual é a opção mais eficaz para o bom funcionamento de seu carro.

É preciso misturar o aditivo de radiador com água?

Sim! A mistura do produto com água, antes de adicioná-la ao dispositivo é obrigatória, para evitar danos ao funcionamento.

Para saber a proporção correta, também é necessário consultar as especificações do fabricante.

No próprio manual de instruções, é possível encontrar as medidas corretas para fazer a solução.

Além disso, segundo especialistas, a água da torneira não serve para a mistura. Isso se deve ao fato de conter alguns componentes que podem gerar reações químicas dentro do dispositivo, impedindo que ele execute suas funções corretamente.

Quando usar aditivo de radiador

Assim como outros fluidos do motor, o aditivo de radiador deve ser usado com frequência, e deve ser trocada com frequência também.

O ideal é realizar a troca a cada 1 ano, para garantir todos os benefícios do produto para seu carro.

Se você usa seu carro com frequência, a troca deve ser feita a cada 30 mil km rodados.

A troca geralmente pode ser feita em ossos de gasolina, por um frentista, ou em uma oficina mecânica especializada.

O processo é bastante simples e rápido, e não leva mais do que 20 minutos.

Agora que você já sabe mais a respeito do que é aditivo de radiador, e quando usá-lo, vá até uma oficina, ou posto de gasolina para verificar se está precisando fazer a troca!