Melhor Hilux de todos os tempos

A fiabilidade e versatilidade da Toyota Hilux são lendárias e fizeram com que os Land Rover Defender desaparecessem. Diante disso, a pergunta que fica é qual a melhor Hilux de todos os tempos?

A Toyota Hilux é um exemplo: está há 50 anos no mercado e ainda não se aposentou. 

Brincadeiras à parte, é surpreendente que um modelo como este tenha se tornado um dos pilares sobre os quais se sustenta a imagem de confiabilidade que a Toyota tem.

De fato, as imagens desta pick-up atravessando as selvas de meio mundo e carregadas até o topo com guerrilheiros nas piores guerras do planeta fizeram com que a palavra Hilux se tornasse sinônimo de inquebrável.

Na verdade, o nome Hilux vem da ideia de juntar as palavras High Luxury (grande luxo). A verdade é que podemos pensar que na Toyota, eles são mestres do sarcasmo por chamar assim um carro que tem mil virtudes, mas o luxo não aparece entre elas.

No entanto, a verdade é que, para os padrões das caminhonetes da época, a Hilux era uma espécie de relíquia em comparação com seus rivais, principalmente americanos.

Assim sendo, se você quer saber mais sobre qual a melhor Hilux de todos os tempos, continue lendo esse artigo.

Qual a melhor Hilux de todos os tempos?

Ao longo destas cinco décadas, foram sucedendo 8 gerações da Toyota Hilux. Em todo este tempo, as peças para camionete Hilux foram melhorando, o conforto foi aumentado… mas o que não mudou é a sua fórmula para alcançar o sucesso: qualidade construtiva e simplicidade nas suas soluções técnicas.

Primeira geração do Toyota Hilux (1968-1972)

A Toyota Hilux apareceu em março de 1968 como uma nova caminhonete e sucedeu aos Toyota Briska e Hino Stout. O veículo foi concebido pela Toyota, enquanto o seu desenvolvimento e fabricação eram da Hino Motors, Ltd., na sua fábrica em Hamura (Japão).

O motor era uma unidade de 1.5 litros e 70 cv. Tinha uma estrutura de chassis separada da carroçaria, com suspensão dianteira de duplo triângulo e suspensão traseira de eixo rígido. 

Com lugar apenas para 3 pessoas, esse modelo foi o primeiro a ser comercializado e começou a ganhar o coração da população geral.

Segunda geração do Toyota Hilux (1972-1978)

A segunda geração de Hilux chegou ao mercado em maio de 1972. Aqui, a Toyota resolveu manter as mesmas especificações do modelo anterior. Apenas a distância entre os eixos aumentou.

Aqui também foi introduzido um modelo que era particularmente ideal para dirigir na estrada, onde o conforto começou a ser priorizado. 

Terceira geração do Toyota Hilux (1978-1983)

A terceira geração de Hilux foi lançada em setembro de 1978. O modelo oferecia especificações e equipamentos típicos de um sedan, bem como um conforto de condução equivalente. Uma das novidades foi uma seleção de três modelos de comprimento padrão e quatro de corpo longo.

O novo acabamento de topo de gama, a versão Super Deluxe, tinha uma cabine 90 mm mais longa do que a padrão, resultando num interior mais amplo. Quanto ao motor, ele herdava a unidade de 1.6 litros da geração anterior. 

A suspensão dianteira de duplo triângulo foi mantida, embora as molas helicoidais tenham sido substituídas por uma barra de torção. 

Quarta geração do Toyota Hilux (1983-1988)

Em novembro de 1983 foi lançada a quarta geração de Hilux. Os modelos com tração nas rodas traseiras compreendiam as séries Comfortable e Popular. 

A primeira correspondia à quarta geração do modelo com um interior e um design exterior renovados, enquanto a segunda designava o modelo de terceira geração, cuja produção se manteve.

Quinta geração do Toyota Hilux (1988-1997)

Em 1988 a quinta geração da Hilux chegou ao mercado. O principal objetivo dessa geração, assim como as demais, era mostrar potência, solidez e conforto. 

Para tornar o uso ainda mais difundido, a Toyota investiu em acabamentos interiores e assim, mais e mais pessoas buscaram escolher essa caminhonete. 

Sexta geração do Toyota Hilux (1997-2004)

Em setembro de 1997, a sexta geração chegou ao mercado. Aqui, a Toyota resolveu criar duas linhas, uma para o trabalho e outra para uso pessoal. Dessa forma, a última tinha mais comodidades, enquanto a primeira era mais seca e barata.

A versão de cabine extra, que foi lançada em novembro e tinha uma carroceria 100 mm mais larga, era um veículo polivalente com uma plataforma aberta substancialmente longa, com dois assentos adicionais na parte de trás da cabine.

Sétima geração do Toyota Hilux (2004-2015)

Em agosto de 2004, a sétima geração do Hilux foi lançada, como uma nova pick-up disponível em mais de 140 mercados em todo o mundo. 

Herdeira do estilo robusto da sexta geração, ofereceu aos clientes do século XXI os altos níveis de durabilidade e conforto que procuravam, com um amplo espaço interior, maior conforto e uma combinação do conforto de condução de um carro de turismo e a funcionalidade de um SUV.

Para você ter uma ideia, essa foi a primeira geração que foi produzida fora do Japão. Dessa forma, os pontos de fabricação ficaram mais próximos dos pontos de distribuição, tornando a chegada da caminhonete em todos os locais do mundo mais rápida.

Oitava geração do Toyota Hilux (2015- 20XX)

Em maio de 2015 foi lançada a oitava geração de Hilux. 

Para realmente compreender as expectativas dos clientes e os obstáculos que enfrentam diariamente, as equipes de desenvolvimento viajaram por todo o planeta, para recolher diretamente as impressões dos proprietários de Hilux e circular por uma grande variedade de diferentes vias, com o objetivo de ter uma melhor ideia das diferentes condições de utilização em cada local.

Todo o conceito de desenvolvimento da oitava geração do Hilux concentrou-se em “redefinir a robustez”, com vista a tornar o novo modelo ainda mais robusto, pensando em uma interpretação muito mais ampla da palavra.