5 Doenças que podem ser causadas pelo estresse no ambiente de trabalho

Falaremos acerca das doenças por causa do estresse no trabalho e como podemos tomar decisões a respeito e melhorar nossa qualidade de vida.

Nos tempos atuais, vivemos em um mundo que nos demanda muito de nosso tempo, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Exigências de produtividade em grande parte de nossas atividades diárias, o que fazem com que muitas vezes nem paramos para raciocinar.

Isso tudo leva nossos corpos às chamadas estafas, ou seja, cansaços extremos, seja da parte mental, emocional ou física. Assim, podemos desenvolver a médio prazo doenças por causa do estresse no trabalho, bem como outros malefícios e perder grandes coisas cotidianas de nossas vidas, devido às rotinas que levamos.

Quer saber mais sobre esse assunto relevante? Então acompanhe mais abaixo!

Estresse e seus malefícios para o corpo

Primeiramente, o estresse é uma resposta do corpo a determinadas situações externas. A partir do que ocorre conosco, através dos estímulos do ambiente, o nosso corpo libera uma série de hormônios, como resposta a isso.

Esses picos, por assim dizer, atípicos à normalidade de nossos corpos podem gerar diversos malefícios. Devemos ficar atentos, pois situações como essa podem gerar não só doenças por causa do estresse no trabalho, como também vindo de outras naturezas do dia-a-dia, na rua, em nossas casas, em nossas relações com outras pessoas.

Nossa dica para situações como essa é refletir sobre nossos hábitos, verificando se possuímos atividades, passamos por situações ou nos envolvemos com determinadas pessoas que possam nos levar a um determinado estresse. 

Com essa identificação, a ideia é trabalhar para mudar esse hábito. Por outro lado, na possibilidade de não conseguir evitar aquela tarefa ou situação, deveríamos repensar o modo que abordamos aquilo. Com isso, certamente absorveríamos todos esses estímulos de modo mais saudável.

Doenças mais comuns geradas pelo estresse laboral

Neste tópico, abordaremos mais especificamente sobre as doenças por causa do estresse no trabalho. O estresse, conforme já falado, uma reação do corpo aos estímulos que recebemos, pode desencadear uma série de doenças.

Algumas dessas doenças decorrentes são:

  • hipertensão – causada pelo aumento da pressão arterial. O estresse também ocasiona no aumento de batimentos cardíacos, o que acaba sendo ainda mais perigoso, em especial para pessoas que sofram ou passem a sofrer com este tipo de problema;
  • enxaqueca – fortes dores de cabeça e com razoável constância. o que gera irritação, ansiedade e, no longo prazo, pode até acarretar em problemas de memória;
  • depressão – sintomas que podem surgir pelo estresse no trabalho, em pessoas irritadas, com rotinas muito pesadas. Essas pessoas têm a qualidade de sono afetada, surgindo aqui também a insônia e a ansiedade, e menos momentos prazerosos em suas vidas, perdendo o devido equilíbrio.
  • problemas no estômago – fatores como úlceras e gastrite têm sido comumente relatados e ligados ao estresse no ambiente de trabalho.
  • síndrome do burnout – tão falado nos dias de hoje, refere-se ao esgotamento por uma rotina de trabalho excessiva, refletindo em irritação, desinteresse, isolamento da pessoa das relações sociais, desmotivação extrema, entre outros.

Dicas para melhorar a qualidade de vida no trabalho

Com todos esses problemas relatados, afinal, precisamos tomar as rédeas de nossas vidas e refletir o que acontece conosco e como reagimos a tudo isso. Tente estabelecer uma rotina mais equilibrada, entre trabalho, família e lazer, com horários regulares de sono e descanso. 

Além disso, procure estimular o corpo positivamente, com práticas saudáveis, como meditação, exercícios físicos, estar na companhia das pessoas agradáveis e focar em uma alimentação saudável são algumas dicas importantes.

No contexto laboral, fazer e respeitar pausas no expediente, procurar cultivar relações mais harmoniosas com as pessoas que se trabalha direta ou indiretamente. Sabemos a importância da manutenção de um emprego, mas também ponderar o peso e o equilíbrio dele com o restante de sua vida.

Conclusão

O mundo como temos hoje se mostra um tanto desafiador. Temos enfrentado diversos tipos de situações, dormido cada vez menos, sendo demandados atenção plena para tudo o que fazemos. 

Mesmo sendo algo gerado por nós mesmos, algumas vezes, ou até por questões externas, precisamos parar e refletir sobre o tema seriamente, com o intuito de que possamos identificar esses fatores e realizar as mudanças necessárias.

É de suma importância, portanto, que tomemos consciência de nossas rotinas. Não só daquilo que temos como hábitos corriqueiros, mas também de nosso ambiente de trabalho e como isso tudo afeta o nosso humor e nossa saúde, primordialmente.

Esperamos que com este artigo tenha ficado mais claro sobre as doenças por causa do estresse no trabalho e como podemos fazer para mitigá-las, de modo a obter uma melhor qualidade de vida.