6 dificuldades para criar uma loja virtual

Com a chegada da internet a todas as casas, as lojas virtuais vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos consumidores por serem práticas, fáceis e remotas, permitindo comprar em qualquer loja do mundo.

Com a pandemia do Covid-19, em 2020, o tráfego nas lojas virtuais aumentaram ainda mais, tendo em vista as medidas de isolamento implementadas para combater o vírus. Cada vez mais, os lojistas têm optado pela venda à distância e investindo em lojas virtuais para não perderem lucros.

Mesmo que pareça fácil, a criação de uma loja virtual é bastante complicada e isso pode gerar algumas dores de cabeça. Entenda essas dificuldades logo em seguida.

A criação da própria loja virtual

Acho que essa é uma das dificuldades mais desafiadoras para a criação de uma loja virtual. Nessa parte lidamos com todo um mundo complexo de programação, investimentos e planejamento de negócios onde muitos lojistas e comerciantes ainda não compreendem completamente.

Resta, para a geração mais antiga, aprender aos poucos a lidar com as novidades da tecnologia e tornar seu negócio totalmente virtual, principalmente no cenário atual do país. Mas, aprender e entender tudo isso não vai solucionar os problemas.

Saber quanto se planeja investir é um começo. Nesse nicho existem centenas de profissionais com variados valores e empresas preparadas para o seu projeto. Já adianto que não será nada barato, mas é  um investimento a longo prazo.

Se preferir, existem formas gratuitas de iniciar sua loja virtual, seria utilizando plataformas como o Mercado Livre, onde você pode montar seu espaço e vender seus produtos junto a outros vários vendedores.

Existem também plataformas de e-commerce, essa modalidade já é mais para quem já tem algum conhecimento na área, entender de design web e não é necessário lidar com complicadas programações. Alguns existem em versões gratuitas e outros pagos, em ambos, é literalmente fácil de se aprender a mexer e montar sua loja virtual.

O valor do frete

Embora não esteja ligado ao desenvolvimento da loja virtual em si, o valor do frete também é uma das dificuldades que mais atrapalham nesse momento. No Brasil, por exemplo, o valor cobrado pelos correios tende a ser até maior do que o do próprio produto.

Ou seja, a dificuldade é a de levar a compra do cliente até ele, se a situação impede a entrega, uma loja virtual se torna inútil e ineficaz. Para solucionar esse problema, muitos têm apostado na contratação de transportadoras.

Descrições e informações dos produtos

Manter a loja sempre atualizada é um desafio. Imagine uma grande loja de roupas de banho e produtos para casa, nesse cenário, o maior desafio é administrar tantos produtos e informar corretamente ao cliente a disponibilidade.

Para isso, a loja virtual requer profissionais capacitados e muitas não possuem pessoal suficiente para administrar todos os produtos, por mais organizado que seja. Comumente encontram-se lojas virtuais que indicam ter seus produtos disponíveis quando, na verdade, não tem. 

Esse pequeno problema pode vir a ocasionar a falta de confiança na própria loja virtual e a perda de clientes insatisfeitos.

Os direitos do consumidor

Talvez essa não seja apenas uma dificuldade das lojas virtuais, já que até as físicas passam por esse sufoco. Antes de tudo, o cliente sempre tem razão, é um lema muito conhecido no Brasil e no mundo.

Mesmo no meio virtual é necessário sempre seguir as normas estabelecidas pelos órgãos de proteção ao consumidor. Uma delas garante ao consumidor o direito de arrepender-se da compra, podendo devolver o produto antes do prazo de sete dias.

Sem contar a garantia de até 90 dias (3 meses) e a possibilidade de troca de até 30 dias do produto caso seja necessário. Para facilitar um pouco tudo isso existe a chamada logística reversa.

A logística reversa lida com situações onde o consumidor, por algum motivo, escolhe devolver o produto. Para isso os correios, juntamente a empresas possuidoras de CNPJ, se encarregam de reenviar o produto ao vendedor sem cobrar do consumidor.

Atendimento ao cliente

Se os serviços de atendimento ao cliente já são complicados em lojas físicas convencionais, imagine a dor de cabeça ter de lidar com vários de uma só vez. Os gastos para que tudo funcione do jeito certo equivalem a 2% do seu faturamento, não parece ser muita coisa, mais, quando se olha a despesa do SAC a coisa muda de figura.

Existem, no cenário atual, aplicativos que auxiliam nessa etapa e profissionais preparados para lidar com o público. Na loja virtual, por lei, deve haver alguma forma de contato com o consumidor, seja e-mail, telefone, redes sociais ou formulários na própria loja.

Mas, mesmo representando uma dificuldade, o atendimento ao cliente pode ser a chave para fidelizar novos consumidores, interagir com os que já tem e colher sugestões que podem ser usadas para melhorar sua loja virtual.

O marketing digital

Até parece fácil implementar o marketing digital na divulgação da sua loja virtual, mas, infelizmente é uma tarefa mais difícil do que o esperado. Para que tudo funcione como deve, é necessário o auxílio de profissionais da área.

pessoas que possam criar planejamentos e estratégias, definir canais de divulgação, banners, propagandas e estabelecer metas com a finalidade de gerar leads, atingindo com eficácia público alvo.