11 Termos de TI que você precisa conhecer

Você não precisa ser da área da computação para conhecer termos importantes de TI, conhecê-los pode facilitar e solucionar problemas da sua rotina de trabalho.

São poucas as profissões que não dependem de alguma tecnologia atualmente. O computador passou de suporte para material indispensável. Diante dessa nova dependência do mercado, as empresas estão investindo em Tecnologia da Informação (TI).

Um relatório da TNS Research apontou que empresas que investem em uma boa infraestrutura de TI, crescem 60% mais na receita do que as que ignoram as novidades. Além disso, a pesquisa mostrou como essa tecnologia ajuda na velocidade de processos e na redução de gastos. 

Diante desses fatos, é importante que funcionários e patrões se familiarizem com a área para ter um diferencial no mercado, pois ela impacta em todo o funcionamento de um ambiente corporativo. Conheça 11 termos de TI importantes para dar o pontapé na jornada tecnológica da sua empresa!

Algoritmo 

Algoritmo é a base da maioria dos processos de TI. Pode-se explicá-lo como uma sequência finita de ações e instruções inteligentes capazes de gerar soluções lógicas para um problema. A partir dele, são geradas fórmulas matemáticas e estatísticas para analisar dados.

ASCII

American Standard Code for Information Interchange (ASCII) significa código americano padronizado de intercâmbio de informações”. Em outras palavras, é um código binário, em que os valores decimais – os bytes – representam diversos caracteres, sinais, gráficos e outras informações da comunicação entre computadores, para padronizar a linguagem.

O “idioma computacional” tem 95 caracteres, que vão de 32 a 126. A sequência de 0 a 31 é usada para as funções básicas da máquina.

TBD

TBD é a taxa de bit disponível, que se refere a quantidade de dados que podem ser transferidos e processados por unidade de tempo. Também é conhecida como Availabe Bit Rate – ABR.

Backbone

Backbone significa espinha dorsal. É usada na área de TI para representar a rede que detém os dados de todos os clientes da internet, independente da sua localização. As informações de e-mails, cadastros, formulários e outros procedimentos online, passam primeiro pela Backbone para depois seguir seu destino final.

Big Data

A quantidade de dados que estão disponíveis na internet já são incontáveis e aumenta todo dia. Essas informações vêm de usuários de redes sociais, mídias, governo, sistemas operacionais e muito mais. O Big Data foi desenvolvido para analisar e categorizar tudo de forma assertiva. 

Ele é capaz não só de analisar dados, mas também apresentar feedbacks com soluções benéficas para empresas, baseadas em padrões de comportamento. Isso é possível graças à Inteligência Artificial que ele possui. Dessa forma, as empresas conseguem entender melhor o comportamento dos seus clientes e podem melhorar a experiência deles.

Cobol

Traduzido, Cobol significa “linguagem comum orientada para negócios”. Ou seja, uma forma de padronizar a linguagem usada entre diferentes bancos de dados comerciais. Logo, a maioria das empresas utiliza o Cobol para alimentar seus bancos de forma que outras entendam os seus algoritmos.

Cloud computing

Também conhecido como “armazenamento de nuvem”. A nuvem é um espaço onde todos os servidores podem compartilhar dados, desde que estejam conectados na internet. Possui memória e serviços usados para armazenar informações, testar softwares e organizar arquivos.

Foi uma forma simples que a TI encontrou para aumentar a mobilidade e flexibilidade do compartilhamento de dados entre diferentes softwares. Além disso, permite que as informações sejam acessadas de qualquer dispositivo.

Cookies

Outro termo muito conhecido é “cookies”. As páginas da web costumam pedir permissão para usá-los, visando melhorar a experiência do usuário na navegação. São pequenos arquivos que guardam os dados dos clientes, para serem identificados em um acesso futuro. A partir deles, conseguem entender o que o usuário busca.

Ficam armazenados no dispositivo do internauta. No Google, por exemplo, os cookies são responsáveis pelas sugestões que o Google faz quando se digita algo na barra de pesquisa.

Query

Query é um sinônimo de search, que quer dizer consulta/busca. É um processo de extração de dados do banco. Utiliza-se a SQL (Linguagem de Consulta Estruturada) para fazer a gestão desses bancos. A partir dessa linguagem padrão, é possível remover ou alterar uma informação. 

Outsourcing

A necessidade de se atualizar e ter recursos de TI nas empresas é cada vez mais urgente. Pensando nisso, empresários estão optando por terceirizar esse serviço ao invés de capacitar sua equipe do 0. Assim, contratam profissionais ou equipamentos de TI de qualidade para agilizar e flexibilizar o processo.

Essa foi a solução viável para atender às demandas do mercado e garantir que a empresa siga o ritmo da tecnologia. 

Virtualização

Por fim, temos a virtualização. Forma de executar diferentes sistemas operacionais e programas em uma única máquina. Com isso, um computador pode ser acessado de qualquer outro, desde que haja uma autorização para tal. Para isso, cria-se um software de ambiente computacional, que executa tarefas como um computador, mesmo sem ser um.

Por que TI é importante para todas as áreas?

Todos os termos de TI citados acima são usados para facilitar a vida de uma empresa. Tornando-as mais competitivas no mercado, pois se tornam mais produtivas. Veja algumas vantagens de ter uma equipe de TI especializada na sua empresa:

  • Reduz gastos – otimização de processos, consequentemente, diminui gastos com reparos;
  • Mais produtividade – sistemas inteligentes agilizam processos que normalmente são lentos e burocráticos quando feitos por humanos. Dessa forma, também liberam os funcionários para realizar atividades que exigem mais criatividade e lógica humana;
  • Clientes mais satisfeitos – a TI trabalha com uma gestão assertiva e soluções inovadoras para problemas, beneficiando também o cliente.