5 motivos para ter sistema de energia solar em sua empresa

Quem mora no Brasil sabe o quanto o sol é presente neste país, não é mesmo?

Por isso, devemos aproveitar esse recurso natural que temos aqui para geração de energia, sobretudo em empresas, já que, o consumo de energia elétrica brasileiro tem se tornado cada vez mais custoso, tanto para o bolso dos empresários quanto para a própria natureza que, todos os anos, vai perdendo sua capacidade de reabastecer hidrelétricas.

Por isso, neste artigo vamos falar dos benefícios de instalar um sistema de energia solar em uma empresa.

O que é um sistema de energia solar?

Um sistema de energia solar é formado por placas fotovoltaicas que captam aos raios solares e os transformam em eletricidade.

Os raios solares aquecem placas que contém íons que se movimentam quando recebem incidência solar, e esse movimento é convertido para energia elétrica ou energia térmica, no caso dos sistemas solares voltados para o aquecimento de líquidos.

Como funcionam os painéis fotovoltaicos?

Como dissemos anteriormente, o painel fotovoltaico é composto por células fotovoltaicas que, ao ser atingidas pelos fótons presentes nos raios solares, faz com que os elétrons que circulam na eletrosfera de átomos, desprendem-se e mudem-se para uma célula fotovoltaica, fabricada em silício.

Essa substância química é propícia para a alta movimentação de elétrons, por isso, ao receber essa carga eletrônica, essa placa formada por esse material começa a gerar energia elétrica para o ambiente que está inserida.

Quais são os motivos para ter energia solar na empresa?

Existem diversos motivos que fazem com que seja importante ter energia solar instalada em uma empresa.

Desde a economia até a melhoria na imagem da marca que está usando um recurso sustentável, a geração de energia solar consegue trazer vantagens para quem tem uma empresa.

Abaixo, separamos 5 motivos para ter um sistema de energia solar em nossa empresa.

Economia com gasto de eletricidade

Um dos maiores custos para uma empresa é o gasto alto com eletricidade para manter uma empresa em funcionamento e, isso acontece porque, obviamente, uma empresa utiliza muito mais recursos do que uma casa comum.

Maquinários, computadores, sistemas de ar condicionado, iluminação, entre outros recursos que uma empresa deve ter são os principais vilões das contas mensais, por isso, vale a pena instalar um sistema de energia solar que irá reduzir o custo desse consumo em até 90% mensalmente. bastante, não é mesmo?

Sustentabilidade

As empresas estão se reinventando para satisfazer clientes cada vez mais preocupados com o meio ambiente, por isso, um empresário que entende isso cedo, sai na frente de seus concorrentes.

É comum ler em embalagens de grandes marcas a propaganda de que aquela fabricante usa sustentabilidade em seu processo produtivo e, isso tem impacto direto na aquisição de clientes, afinal, as pessoas sabem o quanto uma indústria pode ser agressiva para a natureza e, quando a marca demonstra que está realizando ações para mudar isso, as pessoas reconhecem isso.

Requer pouca manutenção

Outra vantagem que faz com que valha a pena instalar um sistema de energia solar em nossa empresa é o baixo custo de manutenção.

Depois que o painel é instalado, dificilmente ele trará problemas para o cliente que solicitou essa instalação, já que, estamos falando de uma geração de energia limpa e sustentável que nunca vai acabar, pois, o gerador é o sol.

Então, raramente teremos que contratar uma empresa para reparar alguma placa, já que seu funcionamento depende exclusivamente da incidência solar.

O que tem um certo custo é a própria instalação, mas veremos, logo abaixo, que até mesmo isso é vantajoso quando se trata de energia solar, por causa do retorno financeiro.

O retorno do investimento é rápido

O que impede a maioria dos empresários de aderir ao sistema de energia solar é o alto custo de instalação, mas, saibam que o retorno sobre o investimento desse método de geração elétrica é de 6 a 12 meses.

Ou seja, em menos de um ano, o empresário economizará tanto dinheiro com as contas mensais de eletricidade que, pode-se dizer que a instalação não teve custo nenhum e, se compararmos no longo prazo, o lucro de quem instalou esse sistema é enorme.

 Instalação facilitada

Além disso, a instalação não demora anos para ser realizada, mesmo que seja um galpão logístico extenso, pois, as placas já saem montadas das empresas fabricantes e, cabe às empresas que realizam a instalação apenas a colocação no teto das indústrias.

Claro que esse serviço deve ser realizado por profissionais, mesmo que o nosso empreendimento seja pequeno, mas, pode-se dizer que a instalação é facilitada e, rapidamente, estamos usufruindo de todas as vantagens que citamos acima.

E, vale lembrar que, como toda empresa, temos que buscar o nosso lucro, mas sempre lembrando que alguns recursos como a água que usamos para geração de energia no Brasil são limitados, por isso, devemos usar os nossos recursos renováveis sempre que possível.