Qualquer tipo de dor é algo incômodo, uma vez que é capaz de fazer com que a gente fique incapacitado de fazer algumas tarefas simples do dia a dia. É claro que isso pode variar de acordo com o nível de dor.
Afinal de contas, há diferentes tipos de dores. Há desde aquelas mais simples, até aquelas que são mais intensas. Fora esses dois tipos, não podemos deixar de citar aquelas que são incapacitantes. Ou seja, é quando a pessoa não consegue fazer quase nada.
E, por conta disso, é normal que ela tenha de ficar de repouso, por exemplo. Mas, independente da intensidade, a verdade é que sentir dor no calcanhar ao pisar causa muito incômodo. Afinal de contas, caminhar é uma das ações mais comuns.
Então, imagina ter que sentir uma dor, toda vez que pisar no chão? Com certeza é muito incômodo, uma vez que é uma dor constante. Mas então o que pode ser essa dor? O que é capaz de ocasionar em tamanho incômodo?
Com certeza essa é uma das dúvidas mais comuns, haja vista que há grande preocupação em tratar o problema o quanto antes. Será que isso quer dizer que existe algum tipo de lesão no calcanhar e que, por isso, será necessário fazer uma cirurgia?
Se você já passou por uma cirurgia no ombro, sabe o quão complicado pode ser ter que passar por uma intervenção na articulação. Então, se você quer entender melhor a respeito desse assunto, é só continuar nesse artigo.
O que pode ocasionar a dor no calcanhar ao pisar?
Esse é um ponto bem extenso, haja vista que há várias possíveis causas para que o paciente sinta dor no calcanhar ao pisar. Pode ser uma consequência do sedentarismo, por exemplo, ou mesmo por conta do sobrepreso.
Além do mais, é comum associar que pessoas que praticam bastante exercícios físicos sejam mais saudáveis. De fato, em alguns aspectos, isso pode ser verdade. No entanto, o fato de ter uma jornada muito intensa de exercícios também é capaz de fazer com que o indivíduo sinta essa dor.
Contudo, pessoas que têm algum tipo de trabalho que também exigem bastante do calcanhar podem se tornar mais suscetíveis a esse tipo de dor.
Leia também: Entenda A Importância De Fornecer Uma Alimentação Saudável Para Os Colaboradores
O que pode ser dor no calcanhar ao pisar?
Você já entendeu que há mais de um motivo capaz de ocasionar esse tipo de dor. Mas, fora isso, não podemos deixar de citar que o calcanhar é uma articulação complexa, uma vez que possui diversas estruturas.
Por isso, mesmo que você sinta dor no calcanhar ao pisar, a verdade é que isso pode indicar uma série de problemas. Então, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre algumas das possibilidades.
Alteração no formato do pé
Você sabia que a grande parte das pessoas caminha da forma errada? Ainda que isso pareça ser algo sem muita relevância, a verdade é que, a longo prazo, isso pode conferir uma certa deformação no formato do pé.
E, por consequência, o paciente pode sentir dor no calcanhar ao pisar. No entanto, esse problema pode se agravar ainda mais quando a pessoa tem hábitos que não contribuem para que o calcanhar se mantenha saudável.
Pessoas que usam sapatos inadequados, por exemplo, possuem mais chances de ter essa dor. Contudo, não podemos deixar de citar que, às vezes, a pessoa já pode nascer com esse tipo de problema.
Por isso, ir ao ortopedista, a fim de resolver esse problema o quanto antes é algo essencial. Pode-se fazer isso através de alguns exercícios ou fazendo uso de alguma palmilha.
Fascite plantar
Essa é a principal causa da dor no pé ao pisar e, nesse caso específico, não costuma ser algo muito preocupante. Em suma, nada mais é quando há uma inflamação no ligamento da região da fáscia plantar.
Ou seja, é o que liga o calcanhar aos dedos. Devido a essa inflamação, pode causar algumas pequenas rupturas no tecido. Dentre as principais causas da fascite, está o esporão do calcanhar, ficar de pé por longas horas ou ter excesso de peso.
Fora isso, ter pés planos e fazer atividade física em excesso, sem o devido cuidado, também é capaz de ocasionar esse tipo de problema. Essa é uma inflamação que tende a incorrer dor embaixo do calcanhar, a qual pode piorar pela manhã.
Traumatismo e pancadas
De acordo com o especialista em ortopedia, esse é um dos principais motivos que levam com que haja dor nas articulações. Nesse caso, nada mais é quando há uma pancada forte no pé, como alguma queda ou acidente direto.
No entanto, esse problema também pode ocorrer devido ao fato de usar salto alto por muito tempo ou mesmo em decorrência de alguma corrida mais intensa, por um período mais elevado. Nesse caso, se a dor persistir, o ideal é ir ao ortopedista.
Gota
Ou artrite gotosa, como também é chamada, nada mais é que uma doença inflamatória, a qual é ocasionada por conta do excesso de ácido úrico no sangue, o qual pode acumular na articulação e fazer com que o paciente sinta dor intensa.
Esse é um tipo de problema mais comum no dedão do pé. No entanto, também pode surgir no calcanhar, haja vista que os pés são locais principais em que há o acúmulo de ácido úrico.
Doença de Server
Nada mais é que uma dor na região da placa de crescimento do osso calcâneo. Por isso, é capaz de afetar crianças que praticam algum exercício de impacto, como ginástica artística, salto ou corrida, por exemplo.
Se esse for o caso, a melhor coisa a se fazer com certeza é reduzir a intensidade dos treinos e dos pulos, a fim de evitar que o problema tenha algum agravo. Além do mais, é interessante iniciar os treinos com 10 minutos de caminhada.
Bursite
A bursa é uma pequena bolsa, a qual serve para amortecer o que fica localizado entre o osso do calcanhar e o tendão de aquiles. Mas, quando ele inflama, o paciente pode sentir bastante dor na parte de trás do calcanhar, o qual pode piorar ao fazer algum movimento com o pé.
O mais comum é que esse tipo de inflamação acometa pessoas que praticam bastante exercício, após alguma entorse e contusão. Entretanto, também pode acontecer por conta de uma deformidade de Haglund.
Como tratar e aliviar a dor no calcanhar ao pisar
Como você pôde notar, sentir dor no calcanhar ao pisar pode indicar uma série de problemas. Por conta disso, o tratamento pode variar de acordo com o que ocasionou tal problema. Mas, no geral, essa dor tende a melhorar em um ano, mas é essencial ir ao médico.
Não negligencie de procurar ajuda médica. Afinal de contas, quanto mais você posterga maiores podem ser os danos. E isso acontece porque, caso a sua dor seja por conta de alguma alteração no formato do seu pé, pode afetar a sua coluna.
Ou seja, o problema pode se tornar ainda mais grave e você ter que passar por uma cirurgia na coluna por vídeo, por exemplo. Fora isso, a forma mais eficiente de diminuir a dor é através de anti-inflamatório e analgésicos, os quais o médico irá lhe indicar.
Ademais, fazer fisioterapia para corrigir a postura e fortalecer a articulação também é algo que possui grande importância.