Engana-se quem pensa que os exercícios para problemas na articulação são somente para adultos ou idosos.
Até porque, hoje há muitos jovens que necessitam de fortalecimento nessas regiões. Especialmente na coluna e no joelho, pois são áreas que sofrem bastante pressão.
Além disso, e algo muito comum atualmente, condições como obesidade podem sobrecarregar as articulações.
Portanto, inicia-se um processo de desgaste gradual e, com o passar do tempo, é desenvolvido uma osteoartrite. Popularmente conhecido como artrose. Por isso, é importante fortalecer as articulações para evitar esse e outros problemas.
Mas é importante não exagerar na intensidade, pois o efeito esperado pode ser o oposto. Sendo assim, ter o acompanhamento de um especialista é fundamental.
Porém, para te auxiliar, vamos te mostrar quatro exercícios para problemas na articulação. Continue acompanhando e saiba quais são eles.
Os tipos de articulações
Antes de falar quais são os exercícios para problemas na articulação, precisamos ressaltar que o nosso corpo possui diferentes tipos de articulações.
Por exemplo, sinartroses, anfiartroses e diartroses. As últimas são cartilaginosas e móveis como, por exemplo, o joelho e ombro.
A degeneração mais frequente é nas articulações móveis e cartilaginosas. Afinal, sofrem sobrecargas ao longo da vida.
Portanto, é preciso realizar exercícios para problemas na articulação com o propósito de fortalecer essas regiões.
4 tipos de exercícios para problemas na articulação
Todo treino deve ser personalizado para ser eficiente. Afinal, cada pessoa possui uma necessidade. Porém, há exercícios para problemas na articulação que são gerais, podendo melhorar diversos incômodos.
São eles:
- Natação: ativa e fortalece os músculos sem desgastá-los;
- Bicicleta e caminhada: as atividades ajudam a lubrificar as articulações, além de serem de baixo impacto;
- Pilates: aumenta a flexibilidade dos músculos e tendões, sem prejudicar as articulações;
- Musculação: deve ser realizada duas vezes na semana para fortalecimento muscular, diminuindo a sobrecarga nas articulações.
Os treinos moderados são os ideais
Quem busca exercícios para problemas na articulação para ter resultados milagrosos pode ter grandes problemas. Afinal, eles favorecem o aparecimento de lesões musculares ou cartilaginosas, podendo levar a interrupção do programa de atividades.
Portanto, adia o resultado esperado e ainda contribui para o aparecimento de doenças articulares crônicas que são de difícil recuperação.
Sendo assim, o ideal para quem busca fortalecer as articulações é fazer um treino com progressão gradual.
Além disso, para quem já tem lesões, o uso de medicação pode ser ao longo do período de treinamento, mas sempre recomendado por um médico. Treino e medicação podem ser grandes aliadas para melhorar as articulações.
Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso correr como um maratonista para ter uma boa saúde articular.
No entanto, controlar o peso corporal é algo necessário para evitar a sobrecarga nas articulações. Além disso, os exercícios moderados ajudam a perder peso e a fortalecer tais regiões.
Exercícios personalizados e acompanhados por um educador físico
Os exercícios para problemas na articulação devem ser acompanhados por um profissional. Nesse caso, um educador físico.
Até porque, quem possui uma lesão ou um quadro de osteoartrite e deseja fortalecer a musculatura que o que funciona para o outro não é o que vai funcionar para você. Afinal, o seu organismo é um universo particular e precisa de atenção especial.
Sendo assim, siga uma série de exercícios que foram desenvolvidos para você. Ou seja, um planejamento personalizado e respeitando todo o seu quadro e também os seus objetivos.
As orientações do seu médico somadas aos exercícios desenvolvidos por um personal darão a você o resultado esperado.
Por isso, se você sente algum incômodo nesta área, lembre-se de fazer exercícios para problemas na articulação.
Mas consulte um especialista antes, assim, a atividade será devidamente orientada.