Investimentos de baixo risco: Conheça 4 opções

Existem inúmeras opções para quem deseja fazer um investimento. A depender do perfil pessoal de cada investidor, as opções vão desde os investimentos mais arriscados até formas de obter rendimentos de maneira mais segura.

Então, se você está pensando em começar a investir, e pretende começar por opções menos arriscadas, temos uma boa notícia. Sendo assim, continue conosco, que a partir de agora iremos trazer 4 opções de investimentos que oferecem pouquíssimos riscos ao se fazer uma aplicação.

Por que aplicar o seu dinheiro em investimentos?

Aplicar dinheiro em investimentos pode te  proporcionar segurança financeira para os momentos mais complicados da vida. 

Além disso, pode ser uma ótima forma de captação de recursos para realizar algum sonho de consumo. Afinal, a maioria das pessoas sonham  em comprar seu automóvel, comprar ou reformar a casa, ou mesmo fazer a viagem dos sonhos.

E de quebra, ao se planejar e  fazer bons investimentos, é possível manter o poder de compra, caso a rentabilidade do investimento seja rentável.

Existem mesmo investimentos de baixo risco?

Absolutamente, não existe nenhum investimento que não envolva riscos algum. Ou seja, por menor que seja os risco para algum tipo de aplicação, ele sempre existirá. 

A dinâmica de cálculos de risco funciona da seguinte maneira: quanto menor os riscos de um investimento, menor é o lucro que se tem, mas em compensação, maior segurança no retorno do dinheiro. E para os riscos maiores, basta inverter a equação, pois quanto mais riscos, menor é a segurança de retorno do dinheiro, e maior será o lucro, caso o investimento dê certo.

A título de curiosidade, vale lembrar que mesmo a poupança já teve um momento crítico. Afinal, quem não se lembra do governo Collor, nos anos 90, quando o então presidente realizou o confisco da caderneta de poupança?

4 Opções de investimentos de baixo risco

A seguir, apresentamos 4 opções para quem deseja iniciar seus investimentos em aplicações de baixo risco. Selecionamos aqueles que mais chances têm de lhe trazer bons rendimentos.

Letras de crédito

As Letras de Crédito são uma boa opção para quem quer investir em títulos de renda fixa. Essa modalidade de investimento foi criada para que as instituições financeiras, que financiam negócios imobiliários ou agronegócio, possam obter dinheiro junto aos investidores, ou seja, as pessoas que compram os títulos emitidos.

Funciona assim: a instituição financeira emite os títulos; cada título possui regras específicas que determinam o valor de retorno do investimento e o tempo mínimo para resgate integral. Outra opção, além do resgate integral ao fim do tempo mínimo, é a negociação dos títulos no mercado financeiro.

Assim, podemos calcular a rentabilidade assim: o investidor irá receber o valor investido, acrescido dos juros acumulados.

As instituições costumam oferecer os principais títulos de letras de crédito nas modalidades prefixadas, pós-fixadas ou híbridas. 

Os títulos prefixados são aqueles em que os juros ou a rentabilidade, já se conhece antecipadamente. Os títulos pós-fixados só aqueles que acompanham as variações de algum indicador econômico. Já para os títulos na modalidade híbrida, a rentabilidade é calculada pela taxa de juros pré-fixada, acrescida por algum índice do mercado.

CDBs

A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Esses títulos são emitidos pelas instituições bancárias, com a finalidade de obter capital dos investidores, para que possam financiar suas próprias atividades financeiras.

Sendo assim, podemos dizer que investir em CDB equivale a fazer um empréstimo para o banco. Ou seja, os rendimentos serão calculados com base na taxa de juros, no momento em que o investidor reaver o dinheiro emprestado.

Mas atenção, essa modalidade de investimento está sujeita a tributação pelo Imposto de Renda.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é uma modalidade de investimento oferecido pelo governo federal. Possui uma lógica semelhante ao CDB. A diferença é que aqui, o investidor empresta dinheiro ao governo.

Esse é um tipo de investimento pós-fixado, ou seja, não se sabe exatamente o valor que irá resgatar, no momento em que se investe. Isso porque os juros do Tesouro Selic dependem da taxa Selic, no momento do resgate.

Esse tipo de investimento permite liquidez diárias. É ideal para se constituir uma reserva de emergência. Esse tipo de investimento é tão seguro, a ponto de o investidor só perder seu dinheiro caso o país quebre.

Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa são ideais para investidores mais conservadores, mas que querem investir em uma carteira com produtos diversos. Podem ser investimentos tanto em produtos públicos, quanto em privados.

Ao investir em fundos de renda fixa, seu dinheiro é gerido por uma instituição financeira, que aplica o capital arrecadado de forma dinâmica e de fácil adaptação ao mercado. Além disso, o responsável pela administração da carteira de investimento costuma ser um gestor especializado.

A rentabilidade dessa modalidade de investimento é variável, e dependerá dos tipos de ativos investidos e taxas cobradas durante as operações.