Manutenção preventiva de geradores de energia

Manutenção preventiva de geradores de energia | A instalação de um gerador deve ser feita obrigatoriamente por empresas capacitadas, com profissionais especializados.

Por ser um equipamento tão complexo, se faz necessário muito conhecimento para instalação e manutenção preventiva de geradores de energia. Sendo assim, para a sua instalação são necessários alguns cuidados que somente técnicos especializados saberão ter. Veja o que nosso site tem a dizer.

Empresas de manutenção preventiva de geradores de energia

Apenas uma empresa qualificada conseguirá identificar as necessidades operacionais para que um gerador seja instalado.
Esse tipo de equipamento trabalha com cargas elétricas muito elevadas e exige infraestrutura apropriada para garantir a segurança de todos os seus usuários.

Empresas de serviços de manutenção preventiva de geradores capacitadas irão analisar se há necessidade de adaptar a estrutura ou a parte elétrica do local onde será instalado, além de verificar quais materiais serão necessários para que a instalação seja realizada com sucesso, como cabos, conectores e disjuntores.

Verificar a rede elétrica é importante para saber se ela é capaz de suportar a potência do gerador que será instalado. Mas antes de decidir pela instalação do gerador, é importante escolher se irá adquirir um dispositivo através de compra ou aluguel.

O aluguel é muitas vezes bem mais vantajoso, visto que ao alugar você não terá que arcar com os custos da desvalorização e desgaste do equipamento. Se você optar pela compra, terá que se responsabilizar com todo e qualquer custo que surgir, além de, talvez, ter que custear a substituição do equipamento caso ele fique obsoleto ou deixe de funcionar de forma permanente. Algo que não acontecerá caso você alugue seu gerador.

Lembrando que defeitos de funcionamento geralmente são custeados pela empresa que você contratou para alugar o equipamento, bem como a substituição em casos de defeitos permanentes, não sendo necessário que esses gastos sejam pagos por você ou pela sua empresa. Procure por opções de locação e faça as comparações necessárias, analisando os benefícios e os custos antes de decidir pela compra.

Como funciona um gerador e a necessidade da manutenção preventiva

Um gerador é capaz de transformar qualquer forma de energia em energia elétrica, como já dito anteriormente. Extremamente seguro, ele modifica a energia que nele é fornecida em energia elétrica.

Possui uma estrutura resistente e um motor que é acionado automaticamente, além de um tanque para armazenamento de combustível para garantir o seu funcionamento.  Um gerador pode utilizar como fonte de energia o diesel ou a gasolina, por exemplo, onde o motor é acionado pela queima desse combustível.

Esse motor é o responsável pelo acionamento do gerador, que irá transformar a energia gerada pela movimentação do seu eixo em energia elétrica. Essa transformação ocorre devido a presença de um alternador, onde assim a energia elétrica será produzida e fornecida pelo gerador.

O diferencial do gerador a diesel é que esse combustível é capaz de queimar a temperaturas muito mais elevadas que outros, se tornando mais eficiente e garantindo um melhor desempenho ao gerador.
Um ponto negativo é que geradores a diesel não são tão silenciosos quantos os modelos que utilizam outras formas de combustível.

Alguns modelos de geradores de energia

Existem diversos modelos de geradores elétricos no mercado. Alguns deles, de acordo com a sua voltagem, são:

• Geradores com potência que varia de 1500 a 2500 KVA (QUILOVOLT-AMPERE)
Geradores com potência entre 1500 a 2500 KVA são super potentes e recomendados para lugares onde é necessário o máximo de desempenho, como grandes usinas e indústrias.
• De 1000 a 1500 KVA (QUILOVOLT-AMPERE)
Ainda com uma ótima potência, geradores desse tipo também são recomendados para lugares que exigem desempenho ao máximo, como siderúrgicas ou alguns tipos de indústrias.
• Geradores com potência que varia de 750 a 1000 KVA (QUILOVOLT-AMPERE)
Geradores recomendados para lugares que exigem uma boa potência de funcionamento, como refinarias e grandes empresas de atendimento.
• Geradores com potência que varia de 500 a 750 KVA (QUILOVOLT-AMPERE)
Geradores com essa potência são muito eficazes, com uma tecnologia alta e são recomendados para fábricas, como de cimento e alguns tipos de indústrias.

Gerador com uma voltagem inferior, porém muito eficiente e utilizado normalmente na construção civil.

• Geradores com potência que varia de 10 a 60 KVA (QUILOVOLT-AMPERE)

• Geradores com potência que varia de 370 a 500 KVA (QUILOVOLT-AMPERE)
Esses modelos de geradores geralmente são utilizados em grandes festas ou eventos, pois conseguem desempenhar seu papel com qualidade e potência elevada.

• Geradores com potência que varia de 270 a 370 KVA (QUILOVOLT-AMPERE)
Geradores com essas voltagens conseguem ser eficientes, além de silenciosos sendo ideais para locais que necessitam de eficiência e quietude ao mesmo tempo, como o mercado varejista.

• Geradores com potência que varia de 130 a 270 KVA (QUILOVOLT-AMPERE)
Mesmo com uma menor voltagem, um gerador desse modelo possui um desempenho bom e costuma ser utilizado em fábricas e indústrias de menor porte.

• Geradores com potência que varia de 60 a 130 KVA (QUILOVOLT-AMPERE)

Refeições para empresa: Por que Contratar esse Serviço?