Seja nas universidades públicas ou privadas, o curso de Direito é sempre um dos mais disputados. Isso porque muitas pessoas desejam trabalhar como advogadas. Mas, será que todo mundo sabe o que é necessário para seguir essa profissão?
Para ajudar quem tem interesse pela carreira, separamos neste post os principais passos para quem quer ser advogado, quanto tempo leva e quais são as obrigações para atuar na área. Continue lendo para descobrir essas questões.
O que é necessário para se tornar advogado?
Existem duas exigências para que uma pessoa atue como advogada: ser formada em um curso superior de direito aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Então, apenas terminar o curso e receber o diploma não habilita o bacharel para assumir a função.
Além disso, quem quer se tornar um advogado especializado em uma área específica do Direito, como direito da família ou direito penal, pode precisar de uma pós-graduação para dominar o assunto e se destacar no mercado.
Quanto tempo demora para que alguém se torne advogado?
Várias etapas precisam ser consideradas para se calcular o tempo que demora para que uma pessoa possa advogar. Primeiro, a faculdade de Direito, que no Brasil tem a duração de 5 anos.
Depois, é preciso considerar o tempo que pode levar para que um indivíduo passe no exame da OAB, já que as provas acontecem apenas três vezes por ano. Somado a isso, segundo um estudo da FGV, 75% dos aprovados fazem a prova três vezes antes de passar. Ou seja, passar no exame da OAB demora cerca de um ano.
Isso significa que são seis anos de empenho, estudos e provas para que a formação e a habilitação de um advogado esteja completa.
Quais são os passos para se tornar advogado?
Agora, você vai entender com detalhes quais são os passos que uma pessoa que quer ser advogada deve seguir e as razões para realizar cada etapa.
Faculdade
Como vimos, a graduação em um curso superior de Direito é critério indispensável para a atuação como advogado. E é o primeiro passo para começar a carreira. Por isso, escolha um bom curso, que seja credenciado pelo MEC, e se empenhe durante a graduação.
Estágio
Na universidade, aprender as demandas da profissão não é suficiente. Quem quer ser advogado precisa buscar experiências, seja em projetos e pesquisas ou em um estágio. Este último também acaba sendo uma oportunidade de iniciar o currículo e sair do curso com mais chances de conseguir um emprego quando passar no exame da OAB.
OAB
No final da universidade já é o momento de começar a estudar para a prova da OAB, já que, sem a aprovação nesse exame, você não poderá atuar. Lembre-se que nem todo mundo passa de primeira, então você precisará de um tempo para se dedicar a essa etapa.
Escolher um área
Quando você já tiver aprendido um pouco sobre a carreira, já pode começar a decidir como deseja trilhar o seu caminho profissional. Afinal, o seu desejo é ser um advogado generalista ou se especializar em uma área? Se você quer se especializar, qual campo do Direito faz os seus olhos brilharem?
Essas decisões são importantes para que você possa buscar mais conhecimento sobre o tipo de advogado que deseja ser. Alguns exemplos de áreas de atuação para advogados são:
- direito civil;
- direito penal;
- direito do consumidor;
- direito empresarial;
- direito da família;
- direito trabalhista.
Escolher local para atuação
Outra escolha feita antes de começar a advogar é a respeito de onde você deseja trabalhar. Muita gente acredita que todo advogado trabalha em escritórios próprios ou de terceiros, mas também é possível trabalhar no setor jurídico de empresas, como defensor público, fazer concursos específicos para a área, entre outras opções.
Agora que você conhece os principais passos para se tornar um advogado ou advogada, compartilhe com a gente que área do Direito você seguiria e se achou difícil todas as etapas.