Colar de âmbar: informações importantes que precisa saber

O ambar é uma das pedras preciosas mais antigas do mundo. Em contraste com as pedras preciosas, um colar de âmbar antigo é agradavelmente quente na pele. Talvez por isso e por causa de seu próprio cheiro, as pessoas sempre atribuíram poderes curativos ao âmbar.

 

Devido à sua baixa dureza, o âmbar é fácil de trabalhar e esculpir. As pessoas reconheceram isso no início da Idade da Pedra. O que é provavelmente o achado mais antigo de um colar de âmbar antigo provavelmente tem mais de 20.000 anos. Numerosos achados na costa báltica da Lituânia datam entre 4000 e 1600 aC.

Colar de âmbar

Um colar de âmbar para adultos consiste em diferentes tipos de âmbar. Os colares de âmbar não incluem jóias feitas de material artificial, como baquelite ou plásticos modernos, cuja aparência é baseada no âmbar. São apenas bijuterias. O âmbar é feito exclusivamente a partir da resina fóssil da espécie de pinheiro Pinus succinifera.

 

Basicamente, há uma diferença entre o âmbar real e o âmbar natural. Âmbar real é o nome do âmbar prensado. É feito de âmbar moído, que é então prensado na forma desejada da pedra ou pérola. A base é, portanto, âmbar natural, mas o resultado não corresponde ao material cultivado naturalmente.

 

O âmbar natural difere do âmbar real. Este é âmbar em sua consistência natural. Esculpido, esmerilhado e polido, ele obtém a forma desejada de miçangas ou outras jóias. Um colar de âmbar antigo consistia em âmbar natural até cerca de 1880. A técnica de produção de âmbar prensado é conhecida desde 1881.

Tipos de âmbar natural

Com âmbar natural existem diferenças de cor e translucidez. As cores do popular âmbar do Báltico variam de amarelo-mel quase transparente a formas brancas leitosas opacas. Outra distinção é baseada na origem. O âmbar marítimo ocorre na água do mar e na praia.

 

Os âmbares puros são perfeitamente claros e puros, enquanto os leitosos são opacos e brancos, amarelos ou bronzeados. O âmbar com uma leve turbidez é fofo e com uma turbidez forte é um âmbar híbrido. Entre eles, os âmbares caramelo merecem uma menção especial.

 

Caracterizam-se por uma transparência turva e opaca e pela sua cor de caramelo. A cor do âmbar ósseo lembra osso ou marfim, enquanto o âmbar cinza com alta porcentagem de musgo e terra pode ser quase preto. O âmbar espumoso é macio e poroso.

 

Colares de âmbar em diferentes formas

A pulseira de ambar pode ser feita com uma corrente de prata, ouro ou outro metal com um pingente de âmbar. Colares feitos de contas de âmbar de várias formas e tamanhos são populares.

 

A oferta varia de delicados colares de âmbar feitos de pequenas pérolas redondas ou peças de joalheria feitas de pérolas particularmente grandes e de formato natural aos populares colares de azeitona. Pingentes de âmbar para correntes estão disponíveis em várias formas, desde lágrimas até pedras quadradas e esculturas figurativas.

Preços

Tal como acontece com pedras preciosas, ouro e outros metais preciosos, o preço do âmbar é determinado pela oferta e demanda. Em 2021, a demanda por joias de âmbar é alta, principalmente na Ásia. Nos países asiáticos, o âmbar é considerado um objeto de prestígio e serve como investimento. Portanto, um colar de âmbar atinge preços que muitas vezes excedem o preço do ouro. Quanto maior o âmbar, maior o preço por grama. Insetos ou partes de plantas com milhões de anos são inclusões populares e aumentam o preço.

O que faz um verdadeiro colar de âmbar?

Um antigo colar de âmbar do período até o final do século XIX consiste em âmbar natural. Este é o mais alto padrão de qualidade. Um verdadeiro colar de âmbar pode ser feito de âmbar prensado em um processo sintético.

 

No entanto, o material é exclusivamente âmbar. Um âmbar particularmente claro pode ser clarificado artificialmente por ação térmica. Também no mercado estão bijuterias que imitam um verdadeiro colar de âmbar.

 

Existem características distintas para distinguir o âmbar real de outros materiais: o âmbar real flutua na água salgada enquanto o plástico afunda. É muito fácil trabalhar com uma faca. Em um âmbar bruto, este teste pode ser realizado com cuidado na borda da pedra. O âmbar brilha azul-esverdeado sob uma lâmpada UV.

 

Além disso, o âmbar é inflamável, no entanto, testar isso pode danificar gravemente a pedra. Uma maneira é picar um ponto imperceptível com uma agulha quente. Quando aquecido, o âmbar libera um aroma resinoso. O âmbar é estaticamente carregável. Depois de uma pequena fricção em roupas secas, atrai poeira, cabelos e penugem.

Ao comprar âmbar: preste atenção

Se você quiser comprar um colar de âmbar que consiste exclusivamente em âmbar natural, deve prestar atenção à estrutura de cores. Pedras e pérolas feitas de âmbar prensado geralmente têm uma cor muito uniforme, enquanto o âmbar natural pode ter diferentes tonalidades de cor.

 

Você pode ter certeza se escolher um colar de âmbar antigo de antes de 1881. Naquela época, o processo de produção do âmbar prensado ainda não era conhecido.

 

Partes ou poeiras de âmbar misturadas com plástico também são conhecidas como poliâmeros. Um âmbar bruto é sempre um âmbar natural não tratado. Em última análise, você depende da garantia de autenticidade do vendedor. O âmbar natural é difícil para os leigos distinguirem do copal em particular. Colares de âmbar antigos não são apenas antigos, mas também inspiram com sua beleza.