A saúde bucal no inverno sofre muitas consequências devido a mudança climática, e pode trazer sensações bastante desagradáveis aos pacientes.
Isso porque, muitos fatores do cotidiano podem interferir no bem-estar dos dentes, inclusive, a estação do ano. E isso é muito mais perceptível nos climas mais extremos.
Afinal de contas, quando as temperaturas caem – e em algumas cidades do país elas podem ficar muito baixas – nós tendemos a procurar conforto em comidas mais quentes, que podem causar manchas nos dentes e, se não houver atenção, até a rachadura dentária.
Além disso, quem sofre com a sensibilidade sente os impactos dessa condição com maior frequência durante o frio, pois a hidratação e até o ar podem causar desconforto em contato com os dentes.
Por isso, é preciso estar atento em como cuidar adequadamente da saúde bucal durante esses dias mais frios e quando é necessário buscar ajuda profissional por meio de um convenio odontologico.
Problemas que o inverno pode causar no bem-estar bucal
A boca é a principal via de acesso ao nosso organismo, então, naturalmente, ela é afetada por todas as situações que envolvam a mastigação, deglutição, hidratação e até o processo respiratório.
Deste modo, durante os dias mais frios e secos do ano, é possível perceber mais facilmente, os impactos que os costumes do dia a dia e as mudanças climáticas são capazes de causar na cavidade bucal.
-
Sensibilidade
Principalmente porque essa é uma temporada que costuma trazer problemas, como as gripes e os resfriados, as pessoas respiram mais frequentemente pela boca. Com isso, o contato do ar frio com os dentes, pode desencadear os sintomas da sensibilidade.
-
Boca seca e lábios rachados
Além disso, a respiração oral em conjunto com a falta de umidade no ar, provoca as rachaduras labiais e a xerostomia – mais conhecida como sensação de boca seca.
Ainda que o problema labial possa ser facilmente tratado com um hidratante tópico, a boca seca pode causar muitos problemas para a saúde, como:
- Maior incidência de cáries;
- Desenvolvimento em maior quantidade de bactérias bucais;
- Mau hálito;
- Gengivite;
- Periodontias.
-
Quebras dentais
Há quem afirme que, neste período entre junho e julho, exista um aumento nas incidências de quebras dentárias e nos danos aos aparelhos ortodônticos.
Isso acontece devido ao consumo de alimentos mais duros, típicos das festas juninas, como o pé de moleque e a pipoca.
Assim, investir em um plano odontologico pode ser uma grande ajuda para garantir a segurança do atendimento emergencial em caso de acidentes, como as fraturas, e até para o tratamento das dores da sensibilidade.
Dicas de como evitar essas ocorrências
No entanto, há alguns cuidados que podem ser tomados pelos próprios pacientes que ajuda a impedir desconfortos e reduz a incidência de doenças e acidentes dentais.
-
Invista em cremes dentais e enxaguam-te que combatam a sensibilidade
Justamente porque a boca é mais quente do que a temperatura invernal, a respiração oral ou a conversação em ambientes abertos podem exigir uma mudança nos produtos de higienização bucal.
Desta forma, caso essas atividades causem desconforto, é importante optar por cremes dentais e enxaguam-te que sejam focados no combate à sensibilidade e que minimizem os efeitos do frio.
Ao mesmo tempo, indica-se pausar o uso de pastas com efeito branqueador, já que essas podem ser mais abrasivas.
Mas, caso os sintomas sejam muito intensos, será preciso buscar a intervenção de um dentista confiável para impedir a exposição da dentina.
Para isso, é possível utilizar dos benefícios de um plano odonto empresarial ou qualquer outro tipo de assistência dentária que te dê acesso a profissionais qualificados e experientes para avaliar o quadro.
-
Evite o aparecimento da sinusite
O tempo seco também é responsável pelo surgimento da sinusite que, por sua vez, é a inflamação dos seios faciais, causadora de dores na cabeça, na testa e nas maçãs do rosto.
Por causa disso, a infecção da mucosa facial é capaz de fazer pressão nos dentes molares e isso pode ser confundido com doenças de origem bucais.
Assim, é necessário evitar a fumaça de cigarros e contato com ambientes e produtos que causem alergias, como o ácaro e o pólen. Enquanto isso, limpe o nariz com soro fisiológico, use solução nasal e hidrate-se bastante.
-
Visite o dentista em casos de anormalidades
Caso o paciente perceba rachaduras, quebras ou dores dentais mais pronunciadas do que o normal, é fundamental visitar o dentista para uma avaliação profissional.
Essas consultas – facilitadas com um plano dental para MEI –, permitem o tratamento do problema e a prevenção de agravamentos que podem colocar em risco a integridade dental e até causar a perda total do dente.
-
Não deixe de se hidratar
Existe uma tendência para a redução da hidratação durante os meses mais frios. Isso porque a ingestão de água – que naturalmente está mais fria – além de piorar os dentes sensíveis, nos parece desnecessária já que sentimos menos sede.
No entanto, isso pode causar a desidratação e ainda causar diversos impactos na saúde dos dentes.
Assim, é fundamental beber ao menos dois litros de água, mesmo durante os dias mais gelados, mantendo a hidratação constante.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.