TRABALHAR NO DIGITAL: AS COMPETÊNCIAS DO FUTURO

O dinamismo das profissões ligadas à economia digital não tem muitos termos de comparação na história: novas tecnologias, novas possibilidades, novos hábitos, novas competências, novas figuras profissionais, novos paradigmas empresariais decolaram num crescendo desde o nascimento da Internet.

É impossível até mesmo traçar um panorama tão dinâmico e diversificado em tão curto espaço, em busca de uma síntese de algo que ainda é origem e causa de amplas e profundas mudanças nos hábitos das pessoas e nos sistemas no centro da produção e organização empresarial.


No entanto, um dos muitos fios comuns que permitem atravessar esta realidade tão rica e mutável é representado pelas novas competências e figuras profissionais que se desenham à sua volta dia após dia. Com velocidades e atitudes diferentes, é preciso dizer, de um país para outro.

NOVAS FIGURAS PROFISSIONAIS: DAS COMPETÊNCIAS À GESTÃO

Não há dúvida de que nos últimos anos houve um autêntico amadurecimento por parte das empresas tradicionais, que finalmente começam a entender como abraçar os novos paradigmas é a única maneira de acompanhar, senão antecipar, o mercado e seus principais tendências.

Se até alguns anos atrás as figuras profissionais relacionadas ao digital eram aquelas dedicadas a iniciar e gerenciar a presença de uma marca em canais como Facebook e Twitter, graças a figuras como o  Social Web Manager  dedicado ao  marketing ,  estratégia ,  copywriting  e  público relações  nos canais digitais, hoje essa realidade se consolidou muito além dos limites das redes sociais.

>Persona: como criar para vender mais

Entende-se que figuras como o  Social Web Manager , o  SEO , são sempre requisitados, com suas habilidades no posicionamento digital de recursos corporativos, porém a relevância do novo paradigma tem escalado as empresas e está enraizado nele, produzindo uma demanda por especialistas adicionais.

PROFISSIONALISMO E HABILIDADES EM ASCENSÃO

Uma das figuras sujeitas a uma procura crescente é, sem dúvida, a do  Cloud Architect : com competências nas principais plataformas de serviços , como Amazon AWS, Google Cloud Platform e Microsoft Cloud, bases de dados relacionais, não relacionais e serviços Server-Client. com o projeto e a construção de ambientes de nuvem escaláveis ​​e resilientes , facilmente gerenciáveis ​​e capazes de responder positivamente às mudanças. 

Uma figura profissional investida pela crescente demanda pública e privada de conversão digital que sempre colabora com o Enterprise Architect.

Outra figura emergente e altamente visível é o  especialista em segurança cibernética : todas as empresas já perceberam a gravidade das ameaças cibernéticas. 

Este especialista implementa, gere e eventualmente atualiza as medidas de segurança informática da realidade privada e pública , garantindo um perímetro de segurança para os dados e supervisionando as ameaças e tentativas de intrusão.

Em uma frente completamente diferente, o  Cientista de Dados  e o  Especialista em Dados  processam enormes quantidades de informações obtidas de uma infinidade de canais. 

Os dados hoje têm um enorme valor e um mercado, as empresas que têm acesso direto a eles obtêm uma vantagem competitiva considerável. 

O público, por outro lado, usará cada vez mais esses números para preparar e melhorar os serviços e recursos para os cidadãos: dos transportes à previdência, da administração pública à tributação e justiça.

Business Intelligent Analyst  é uma figura profissional cada vez mais procurada por empresas que desejam derivar informações e estratégias de negócios a partir de grandes quantidades de dados em sua posse. 

Esta figura trabalha com Data Scientist e Data Specialist para extrair lucro de dados e estratégias competitivas de grandes volumes de dados.