Persona: como criar para vender mais

Um dos primeiros passos para que uma empresa tenha sucesso é identificar e conhecer o seu público. Afinal, para campanhas efetivas e um bom relacionamento, esse conhecimento não pode ser genérico, mas contar com uma persona, demandando estratégias e perguntas para definir persona.

Basicamente, a persona é um personagem fictício que a empresa desenvolve para representar o cliente, geralmente tendo como base as pessoas com quem a marca deseja alcançar e aqueles que já são clientes da marca, identificando padrões de interesse e comportamento.

Por isso, neste conteúdo falaremos sobre a importância de desenvolver esse personagem e também sobre as perguntas para definir persona, que permitem delimitar assuntos e produtos que essas pessoas procuram, além de trazermos outras dicas importantes na área do marketing. Confira abaixo, alguns artigos relacionados

O que é e benefícios em ter uma persona

A criação de personas é uma importante estratégia do marketing, que tem como base o comportamento real de seu cliente, assim como dados de vendas e público-alvo. 

Com isso, sua empresa pode desenvolver um personagem que represente qual é o cliente da sua marca, otimizando os resultados e propagandas do negócio. 

Assim, o tipo de persona consegue orientar sua empresa quanto à elaboração de Marketing Digital e outras estratégias que são focadas na produção de material de valor, por exemplo.

O grande objetivo dessa criação é que a persona consiga trazer as principais qualidades, intenções, características e descrições sobre um tipo de cliente, para que a empresa consiga desenvolver as estratégias necessárias que atendam às demandas desses clientes. 

Inclusive, é exatamente esse processo de facilitar o desenvolvimento de estratégias para as empresas, que torna a persona um elemento tão fundamental para um negócio. 

Para traçar esse perfil com qualidade, tornando as campanhas mais efetivas, algumas características devem compor uma persona, sendo as principais:

  • Nome fictício;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Renda;
  • Cidade de origem;
  • Bairro em que reside;
  • Sexo ou gênero.

Além disso, a empresa deve desenvolver um padrão de comportamentos, interesses e hobbies que contribuam para a formulação de materiais mais diversos e que realmente se comuniquem com esses usuários, criando identificação.

Mais ainda, para ter um perfil que ajuda a identificar de fato pessoas que representem boa parte dos seus clientes, é possível criar mais de um personagem, principalmente em negócios que se destinam a mais de um perfil de cliente, como é o caso de comércios B2B e B2C

Deste modo, conforme o que pode ser percebido ao longo do tópico, os principais benefícios em ter uma persona para sua empresa são: 

  • Aumentar a visibilidade do negócio;
  • Criar uma identificação e laço social;
  • Aumentar as vendas;
  • Melhorar as estratégias de captação de cliente;
  • Ter mais reconhecimento da marca.

Além dessas possibilidades, o grande benefício é ter o poder de se organizar estrategicamente, atingindo de forma mais precisa o seu público. A partir disso, conheça a seguir algumas perguntas para definir persona.

Processo de criação: perguntas para definir persona

O processo de criação de sua persona demanda uma boa análise e criação de pesquisas para identificar o público com quem a marca já conversa.

Contudo, para além da avaliação dos clientes, é preciso determinar as pessoas que a empresa visa alcançar e quais podem ser seus interesses, e nesse caso as forças e fraquezas da marca podem ser consideradas, bem como a atuação da concorrência.

Para ajudar nesse processo, existem perguntas que permitem definir esse personagem. As principais questões que precisam ser levantadas inicialmente são:

  • Quem é seu público-alvo;
  • Quais as possíveis áreas de atuação;
  • Qual é a idade;
  • Qual o poder aquisitivo;
  • Como eles fazem compras;
  • Quais são as preferências;
  • Quais atividades mais gostam de fazer.

A partir do momento que você realizou as perguntas para definir persona, é possível trabalhar em cima de conteúdo estratégico para aumentar as vendas e fidelizar os clientes que se interessarem pelo seu negócio. 

Com esse conteúdo bem produzido e cheio de técnicas relacionadas ao marketing de conteúdo e SEO, é possível investir em campanhas direcionadas ao Google Ads e redes sociais, como é o caso do Instagram Ads e diversas outras plataformas dedicadas.

Tais ações são cruciais para otimizar o relacionamento, visto que diferentes públicos estãos nas redes sociais e esses ambientes permitem uma interação mais próxima, ampliando o valor da marca frente ao consumidor e permitindo mensurações mais claras e detalhadas do público, o que favorece a atualização de personas, ou mesmo a criação de novas.

Direcionando sua estratégia com personas para a rede social

Com um conteúdo bem elaborado e uma persona bem definida, é possível criar estratégias que ajudem na definição da sua marca, aumentando a identificação no cliente, assim como favorecendo o reconhecimento da marca. 

Por isso, você vai aprender como anunciar no Google Ads, assim como nas redes sociais. 

O Google é essencial para quem deseja divulgar materiais considerando sua persona e criar maior identificação e empatia por parte do público. 

Por isso, vale a pena criar anúncios que visem uma melhora no ranqueamento de seu site ou rede social durante uma busca na ferramenta, neste caso já conversando com os perfis que tem potencial para conversão.

Com auxílio do Google Ads, sua empresa cria uma campanha personalizada e com um orçamento flexibilizado, considerando não só a audiência como também as necessidades e limites da marca. 

Existe também uma estimativa de acessos, um direcionamento para ações de contato com a empresa e possibilidade de mensuração. 

Além do Google, é importante também saber como funciona o Facebook Ads. Afinal, 

se estar no Google é interessante por ser uma ampla rede de pesquisa que será visualizada por pessoas com interesse nos produtos da marca, tendo elevada visibilidade, as redes sociais possibilitam a proximidade com os clientes e contam com milhões de acessos por dia, trazendo ainda mais oportunidades para se relacionar e delimitar as personas.