Como decorar o jardim? Quem tem a sorte de ter um jardim também tem a oportunidade de deixá-lo mais bonito, escolhendo cuidadosamente os detalhes decorativos. A web oferece muitas alternativas úteis a esse respeito.
Desde os móveis à venda no Mercado Livre até as soluções disponíveis em outros e-commerces, há realmente muito por onde escolher. Dito isto, resta chegar ao cerne das dicas práticas para dar uma cara nova ao seu jardim sem perder de vista a carteira.
Nas próximas linhas, selecionamos cinco, na esperança de fornecer algumas dicas realmente úteis. Acompanhe-nos até o final do conteúdo e, portanto, confira 5 boas dicas de como decorar o jardim. Vamos lá, leia com a gente!
5 dicas de como decorar o jardim
1. A importância do cantinho de relaxamento
Afinal, como decorar o jardim? Quando falamos em dicas práticas para tornar um espaço como um jardim especial, não podemos deixar de mencionar a importância de criar um cantinho de relaxamento.
Como configurá-lo sem gastar muito? As ideias são muitas. Entre eles, o uso de paletes, solução que se destaca pela atenção à sustentabilidade.
Para deixar o ambiente mais alegre, uma boa ideia é colocar algumas almofadas no banco em questão. A beleza é que você pode realmente se deliciar. Nesse caso, de fato, você não deve ter medo de colocar cores muito diferentes em primeiro plano.
2. Concentre-se na luz
A luz, como sabe quem gosta de design de interiores, é essencial para definir a estética do interior. A mesma centralidade pode ser posta em cheque quando se trata do jardim. Novamente, existem inúmeras alternativas que podem ser consideradas. Na lista podemos incluir aquele grande clássico que são os fios de luz, mas também as luminárias de chão.
Esta última solução é objetivamente super original! Quem pensa que é sinônimo de grandes gastos também pode mudar de ideia. Na web e fora dela, aliás, é possível encontrar alternativas para todos os bolsos.
3. Pergolado barato
Como decorar o jardim? Outra solução a considerar na hora de dar uma cara nova ao jardim sem gastar muito envolve a criação de um pergolado. Graças a isso, é possível criar uma área cheia de romance.
Como fazer acontecer? É preciso muito pouco: uma estrutura de ferro e a escolha de uma planta trepadeira, são suficientes para obter, com pouco gasto, um rendimento nada menos que maravilhoso do ponto de vista estético.
4. Como decorar o jardim? Viva os vasos!
Quando se trata de como decorar o jardim sem gastar muito e sem esquecer a beleza, uma menção adequada deve ser feita aos vasos.
Quem gosta de jardinagem sabe: a escolha das plantas conta e a dos vasos também! No mercado, tanto em lojas online como em lojas físicas, existem inúmeros vasos de design capazes de dar uma nova cara ao jardim.
A beleza destas soluções está ligada à possibilidade de incluir acessórios nos próprios espaços exteriores que possam mimetizar a magia das formas da natureza. Quanto ao material, podemos nos referir a diferentes opções, do vidro à terracota.
Obviamente, é apropriado administrar a situação tentando encontrar uma harmonia geral. Se, por exemplo, você se apaixonar por um vaso que é particularmente importante do ponto de vista estético, o conselho é colocá-lo sobre a mesa, evitando colocar outros vasos próximos.
5. Jardins verticais
Esforçar-se para mobiliar o jardim da melhor maneira significa, inevitavelmente, levar em consideração também as paredes externas da casa. Torná-los bonitos sem gastar muito é possível. Entre as ideias em questão, destacam-se, sem dúvida, os jardins verticais que, mesmo com suportes reciclados como móveis antigos, permitem dar espaço a plantas de todo o tipo.
Como construir um anexo no jardim?
Para aproveitar ao máximo o espaço que temos disponível, podemos pensar na construção de um anexo no jardim. É uma excelente solução ter um espaço extra para realizar os seus hobbies ou para receber convidados.
Afinal, até o jardim é um espaço que temos disponível e que podemos explorar da melhor forma, por isso muitos optam pelo anexo. Esta estrutura representa uma oportunidade de otimizar as superfícies que temos disponíveis em nossa casa. E não podemos esquecer que é uma solução importante que também agrega valor ao imóvel. Veja dicas:
1. A escolha do local
A primeira regra a ter em mente é a relativa à posição. De fato, devemos sempre levar em consideração o espaço que temos disponível e, principalmente se o espaço que temos é muito pequeno, devemos saber escolher corretamente.
De fato, alguns se equivocam ao acreditar que o anexo não pode ser construído em um pequeno jardim. O importante é poder desenvolver um projeto muito específico e que se adapte ao espaço que temos disponível.
Por exemplo, seria importante colocar a estrutura do anexo em um canto do nosso jardim, para poder criar uma conexão com a nossa casa, mesmo que ainda mantenhamos os dois ambientes distintos.
2. A escolha dos materiais
Atenção especial deve ser dada à escolha dos materiais com os quais construir o anexo. Os materiais a escolher variam de acordo com o uso pretendido. Na verdade, podemos escolher os materiais mais adequados dependendo de qual é a nossa intenção.
Por exemplo, podemos optar por um local pré-fabricado de madeira, se pretendermos utilizar a estrutura como armazém. Em vez disso, podemos optar por um anexo de tijolo, se quisermos tornar a estrutura um ambiente habitável, mesmo por exemplo pensando na possibilidade de criar uma churrasqueira ao ar livre.
- Leia também: Saiba como assentar tijolo de vidro de forma fácil e rápida.
Podemos fazer alguns investimentos até acima da média, para ter um ambiente disponível para cuidar da privacidade, por exemplo na hora de receber os hóspedes.
Neste caso, a escolha da madeira seria sempre boa ou se pode usar uma solução muito bonita do ponto de vista estético, típico dos anexos de vidro. Essas foram as nossas dicas de como decorar o jardim. Ficou alguma dúvida? Comente abaixo. Até a próxima!