7 Vantagens de ter um planejamento financeiro

O planejamento financeiro, como o nome sugere, consiste em planejar e organizar as finanças, de modo que você entenda os seus gastos e consiga se planejar para guardar dinheiro, realizar um sonho, abrir ou manter um negócio.

O planejamento financeiro, pode ser realizado por pessoas físicas que visam controlar os gastos, guardar dinheiro ou por empresas que precisam ter controle e conhecimento sobre os gastos, lucros ou prejuízos dos negócios.

Sendo assim, se planejar financeiramente resulta em muitas vantagens tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Se você quer entender como é feito o planejamento financeiro, os objetivos, e as vantagens, continue lendo.

Como é feito um planejamento financeiro?

Inicialmente, para um planejamento financeiro pessoal, é necessário compreender a forma como você lida e organiza o seu dinheiro e suas finanças, levando em conta, por exemplo, a existência de dívidas, gastos excessivos e dinheiro guardado.

O segundo passo é estabelecer seus objetivos financeiros, se você compreendeu o modo como você lida e organiza seu dinheiro, defina de modo realista, quanto você pode guardar mensalmente, ou  defina quanto você quer destiná-lo a um sonho, se esses forem o seu objetivo, por exemplo.

Feito isso, monitore e registre mensalmente os seus ganhos e gastos, se é possível economizar, cortar custos.

Para um planejamento financeiro empresarial, inicialmente, é necessário analisar o capital de giro, monitorar quanto dinheiro entra e saí da empresa e calcular o ROI ( retorno sobre investimento) de modo geral, fazer um levantamento financeiro da empresa, para compreender a situação do negócio e observar onde é possível melhorar, economizar.

Feito isso, é possível estabelecer metas, seja ela de cortar custos, renegociar com os fornecedores, e com isso, é possível encontrar novas possibilidades de investimento.

Principalmente em um negócio é necessário planejamento financeiro, para estar preparado para imprevistos financeiros, para entender e acompanhar a situação financeira da empresa, para tomar decisões coerentes e baseadas na realidade da empresa.

Por fim, é necessário sempre manter o planejamento financeiro atualizado, registrando as movimentações financeiras da empresa.

Quais são os principais objetivos do planejamento financeiro?

Os principais objetivos do planejamento financeiro, seja para empresa ou para pessoa física, é proporcionar o controle e compreensão dos gastos.

Desse modo, o planejamento financeiro também pode ter objetivos financeiros diferentes, uma pessoa pode realizar um planejamento financeiro para reduzir gastos, outra para se livrar das dívidas, outra para realizar um sonho, abrir um negócio, manter um negócio, como é o caso das empresas, entre outros.

Vantagens do planejamento financeiro

O planejamento financeiro é algo essencial tanto para pessoas, quanto para empresas.

Além disso, ele proporciona diversas vantagens para empresas como:

Segurança financeira maior

Uma pessoa que decide iniciar um negócio próprio almeja crescimento financeiros e bons lucros. No entanto, diversos empreendedores desconhecem técnicas eficientes para controle financeiro e possuem dificuldades para efetuar essa ação.

Nesse sentido, ter boas ideias e colocá-las em prática, é apenas uma das atribuições de se ter uma empresa, é necessário também, saber gerenciar burocracias que incluem ordenar  finanças, contratar colaboradores, realizar orçamentos, entre outras.

A vantagem de procurar conhecimentos sobre isso, é alcançar a segurança financeira. Portanto, sem a segurança financeira, é impossível ter um empreendimento de sucesso e que consiga crescer no mercado.

Além disso, quem não utiliza essa vantagem ao seu favor, enfrenta dificuldades como: lucros menores, dívidas e até mesmo a falência. Diante disso, acrescente o controle das suas finanças  em rotina, o mais rápido possível e usufrua de uma segurança financeira maior em seu empreendimento.

Por fim, essas ações têm a capacidade de elevar sua tranquilidade, continuar com os pagamentos em dia, elevar o retorno financeiro do negócio e você conseguirá entender como e onde investir seu dinheiro na empresa.

Acompanhamento da empresa

Os empreendedores que não executam o controle financeiro do negócio, não conseguem obter dados fundamentais sobre suas finanças e isso resulta em um enorme risco, uma vez que o empreendedor pode ter uma imagem irreal sobre a empresa, apoiado em dados imprecisos.

Nesse sentido, outra vantagem importante de quem possui controle financeiro, é conseguir acompanhar a empresa de perto. Mas, só acompanhar não resulta em boas consequências no negócio,é necessário analisar os dados do negócio. 

Isso significa, que acompanhar o negócio de perto, e fazer uso de técnicas que proporcionam ter dados baseados na realidade sobre ele,  são ações necessárias para obter sucesso. E isso é resultado do controle financeiro empresarial. 

Previsibilidade

O planejamento financeiro permite a previsibilidade de receitas e despesas, uma vez que todas essas despesas estão sendo registradas com frequência, além de proporcionar o preparo para possíveis fatores externos que possam abalar a empresa.

A tomada de decisão é aperfeiçoada

O ideal é que toda tomada de decisão seja  apoiada em análises eficazes. Afinal de contas, decisões tomadas no negócio levando em conta apenas ideias, resultam em grandes riscos. Possuir características como criatividade e espírito empreendedor é bom, porém, é necessário equilibrar essas características com a realidade.

Aqueles que efetuam um controle financeiro eficaz, são capazes de tomar decisões com tranquilidade, como também, desfrutar de uma maior possibilidade de alcançar o sucesso. Desse modo, vale a pena se planejar para as alterações, levando em conta a saúde financeira do negócio.

Isso faz diferença nas mais diferentes áreas da empresa, seja para  alterar as estratégias de administração de pessoal, buscar fornecedores novos ou elevar os pedidos com os fornecedores atuais, reduzir custos, elevar os investimentos em algum processo, e outros.

Economia

O planejamento financeiro também proporciona mais economia no cotidiano da empresa.

Uma pessoa física, quando anota os gastos do mês e qual o valor da sua renda, é possível verificar onde o dinheiro está sendo gasto e tomar decisões eficientes, para diminuir os gastos. Do mesmo modo, isso deve ocorrer no empreendimento.

Se todos os gastos e entrada do dinheiro forem registrados e verificados minuciosamente, você poderá reconhecer quais são as dificuldades da sua gestão e que estratégias podem reverter isso.

Por exemplo, analisar os gastos e contratos com os fornecedores da empresa, podem resultar em constatações se as parcerias são benéficas ou não, e assim negociá-las.

Sendo assim, o controle do estoque é ampliado, uma vez que é possível administrar melhor as compras, e observar as movimentações de dinheiro, sem mencionar a economia cotidiana alcançada com contas de água, contas de energia, materiais de escritório.

Praticidade

Lidar com os processos burocráticos nem sempre é fácil, uma vez que é necessário realizar o balanço contábil, organizar relatórios administrativos, gerenciar o pagamento dos colaboradores, emitir de todas as notas fiscais e declarar impostos. 

Se você considera essas atividades complicadas, o planejamento e a administração financeira auxiliam nisso, pois tornam as mesmas mais práticas, visto que os dados são organizados com frequência, evitando correr atrás de números e  informações em cima da hora.

Análise do ROI

O ROI é o retorno sobre investimento, desse modo, uma pessoa que inicia um empreendimento e investe dinheiro, espera obter um retorno financeiro vantajoso.

É verdade, que no início de um negócio, os lucros são menores, porém, os esforços do empreendedor devem estar voltados para passar por essa situação e superá-la.

Mas, para que isso aconteça é necessário analisar os resultados que o negócio está promovendo, e umas das técnicas usadas para fazer isso, é realizar o cálculo do ROI, que é calculada da seguinte forma:

ROI = (ganhos do negócio – dinheiro investido) / dinheiro investido

Sendo assim, o resultado apresentado pelo ROI demonstra se o seu negócio  está tendo lucro ou prejuízo. Desse modo, é interessante entender o ROI e utilizá-lo como forma de verificar a parte financeira da sua empresa, mas, isso só é possível, para aqueles que  executam o controle financeiro do negócio.

Como fazer o dinheiro trabalhar para você?

Através do investimento correto do dinheiro e de tomadas de decisões coerentes, levando em conta o planejamento financeiro, é possível fazer o dinheiro trabalhar para você e levá-lo a alcançar seus objetivos financeiros.